Obedecer a Deus

Senhas diárias

18/11/2020

SENHAS DIÁRIAS - 18.11.2020
Os tempos difíceis com invasões de povos inimigos está começando para Israel. O profeta Isaías já começa a trazer palavras de incentivo, de ânimo e de confiança na proteção e no cuidado de Deus. O clamor diante do Senhor é por firmeza na fé, pois os invasores dominam o país, impõem novos impostos e leis e procuram impor seus deuses para o povo dominado. A prática de destruir a religião de povos dominados é muito antiga. Os dominadores aprenderam que a religião de um povo é, na maioria da vezes, sua força e firmeza para não se render aos dominadores e assumir sua cultura e seus costumes. A fé é uma das bandeiras de resistência mais forte de um povo. Através dos séculos e milênios as filosofias e doutrinas procuravam solapar a fé de um grupo ou povo para melhor dominá-los. Isso aconteceu com a Inquisição que com horrores queriam impor a fé cristã para pessoas e povos. Isso aconteceu com as cruzadas que tinham o objetivo de impor a fé cristã à força e vencer os supostos inimigos da fé verdadeira. Isso aconteceu com o iluminismo, o qual procurou relativizar e ridicularizar, em muitos momentos, a fé cristã em sua época. Isso aconteceu com o comunismo, o qual procurou impor um ateísmo generalizado. Derrubar a fé e a confiança no seu deus, os deuses, é um dos melhores meios para vencer a resistência de povos. Mas os que clamam por fidelidade e firmeza sabem em quem precisam confiar e de quem podem esperar ajuda. É o caso de Israel que através dos profetas procura manter seu olhar firmado no Senhor. Isso vale para nós também.
Os discípulos passaram por esta situação muitas vezes. Precisam firmar e afirmar sua fé em Cristo Jesus diante de autoridades que queriam acabar com a fé cristã. Após serem milagrosamente libertados da prisão, os discípulos foram presos e novamente levados diante do sinédrio. E ali, na presença das autoridades judaicas supremas, reafirmaram sua fé e sua confiança em Deus. Antes importa obedecer a Deus do que aos homens, disse Pedro. Hoje, a imposição não é mais tão escancarada e radical, com uso de força, castigos ou horrores como a inquisição fazia e o comunismo fez. Hoje se consegue desviar os cristãos de seu caminho e relativizar a fé com doutrinas e ensinamentos de enriquecimento, novos ídolos com fortunas e posses, com propostas de alegria a qualquer preço e com o próprio desvirtuamento da vivência da fé até na comunidade e pela comunidade. Mas a firmeza de Pedro e dos apóstolos permanece a mesma: Antes importa obedecer a Deus do que às pessoas. Inclusive na interpretação dos textos bíblicos. Sempre que se ameniza um texto e suas propostas de fé e vida, estamos desobedecendo a Deus e agradando às pessoas. Pensemos no Senhor Deus; pensemos em Jesus. No Senhor está o caminho que leva para a vida em abundância agora e depois. Façamos assim.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 60013
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br