O tom é de Louvor neste Dia Mundial de Oração

23/02/2010

Todos os anos, desde 1887, se celebra o Dia Mundial de Oração, isso sempre na primeira sexta-feira do mês de março. Hoje, mulheres de mais de 170 países lideram esse movimento. De norte a sul temos grupos de mulheres envolvidas aqui no Brasil. São várias as igrejas que realizam este dia. Mas, são os grupos de OASE na IECLB que mais estão engajadas e celebram esse dia de oração.

O tema deste ano é “Tudo que tem fôlego louve ao Senhor”, baseado no último salmo da Bíblia, o Salmo 150. Mulheres da República de Camarões, na África Central, prepararam a celebração litúrgica. Algumas perguntas chaves norteiam a reflexão: Quem nós louvamos? Onde nós louvamos a Deus? Por que nós louvamos a Deus? Como nós louvamos a Deus?

“Tudo”, toda a natureza e, principalmente os filhos/as de Deus estão sendo conclamados a louvar ao Senhor. Isto, como expressão de gratidão pelas coisas maravilhosas que Ele tem feito, por sua imensa grandeza. Vozes nem sempre são suficientes para entoar louvor. A gratidão é tanta que é preciso juntar instrumentos musicais para que o louvor atinja expressão máxima. Por isso, o salmo diz: louvem com trombetas, com harpas e liras, com pandeiros e danças, com flautas, com pratos sonoros e musicais, louvem bem alto. A gratidão leva a uma explosão de louvor tanto no templo como no dia-a-dia da vida.

De forma muito plástica as mulheres camaronesas escrevem: “Nós louvamos a Deus enquanto plantamos milho ou sorgo, enquanto cozinhamos, no nosso caminho para os rios e riachos para buscar água com potes e vasilhas equilibradas em nossas cabeças, nas canoas enquanto pescamos, no campo enquanto aramos o solo, nas fazendas de cacau, no caminho para a Igreja e dentro da Igreja, durante as cerimônias tradicionais de casamento, pelo nascimento de uma nova criança e até mesmo durante as cerimônias fúnebres para celebrar a vida de quem partiu. Nós louvamos a Deus na beleza de sua santidade”. Que belíssimo e profundo testemunho de louvor na caminhada da vida, como expressão de gratidão das criaturas ao grande Criador.

Que este Dia Mundial de Oração nos faça meditar e reconhecer as maravilhas que recebemos de Deus e que sua graça de fato se renova a cada manhã. Que neste reconhecimento sejamos levados a louvar a Deus e dentro de nós comece a cantar: “então minha alma canta a ti Senhor, Grandioso és Tu, Grandioso és Tu”.

“Tudo que tem fôlego louve ao Senhor”. Junte-se às milhares de mulheres neste Dia Mundial de Oração e louve a Deus.

Pastora Sinodal Mariane Beyer Ehrat
sinodovi.mariane@terra.com.br

REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br