O Senhor ouve nosso clamor

Senhas diárias

26/06/2019

Este salmo foi escrito por Davi num momento de pressão e angústia pessoal. É um clamor pela misericórdia e a graça de Deus diante da situação conflitante em que estava. É quase certo que a aflição de Davi estava relacionada com toda a situação gerada por seu adultério com Bate-Seba e sua consciência estava muito pesada. As pessoas murmuravam contra ele, condenando-o pelo acontecido, com razão, mas sem um olhar de perdão sobre o faltoso. Davi busca pelo perdão do Senhor, firmado na certeza da misericórdia de Deus. Sua aflição o abate e deixa deprimido. Isto faz com que ele perceba a dimensão de seu erro e busque por restauração e renovação de sua vida. Ele sabe que só o perdão do Senhor pode restaurar sua vida e tirá-lo deste estado de depressão. Seu clamor tem eco na presença de Deus e ele acaba refazendo sua vida e permanece confiando no amor e na graça de Deus. Isto serve para nós, pois muitas vezes nossas dores nos abatem e nos consomem. Precisamos permanecer com a consciência limpa a confiar no Senhor. Ele é o nosso refúgio em qualquer situação. Normalmente Deus age em nosso vida através de pessoas que cuidam de nossas dores e são apoio em tempos de aflição. Assim, nós também podemos ser apoio e força na vida de outras pessoas.
Jesus diz aos seus discípulos que o Pai não tira sua atenção da vida de cada um deles e podem confiar que Ele conhece tudo o que se passa. Assim, o Pai mantém seu cuidado com cada pessoa. Não precisam temer o que está à frente, pois o Senhor estará com eles. Cristo usa a figura dos fios de cabelos: o Pai sabe até a quantidade de cabelos da cabeça de cada um. Isto é uma referência ao amor quase incompreensível de Deus para conosco. Jesus anima seus discípulos a manter sua confiança firmada na certeza da graça e do amor do Senhor. Nós somos chamados a olharmos firmemente para Jesus, o amor encarnado e dado por nós. Nossas limitações, aflições e dificuldades estão sob o olhar e o cuidado do Senhor. Confiemos na graça e na misericórdia do Pai. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52348
REDE DE RECURSOS
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br