O Senhor nos ensina a misericórdia.

Senhas diárias

17/08/2018

Deus, com sua imensa misericórdia, quer ensinar o ser humano a ter misericórdia com seus semelhantes. É a experiência que Jonas passou. Costumamos ter atitudes e pensamentos de justiceiros em relação às pessoas, especialmente àquelas que fazem algo errado, segundo nossos critérios. Queremos que elas sejam castigadas para aprender o que é bom! Isso é muito comum no dia a dia das relações entre as pessoas. Jonas não aceitava que Deus pudesse ter misericórdia de Nínive, sem antes enviar algum castigo exemplar sobre seus habitantes. Primeiro teria que castigar o mal que lá estava acontecendo e depois poderia usar de misericórdia, mesmo que a cidade inteira se converteu de seus pecados. O Senhor o faz passar pela experiência singela de ver uma planta nascer, crescer e morrer rapidamente. Ao perder a sombra que a planta lhe dava, Jonas se indignou e Deus o fez ver que sua pena por uma pequena planta nem se comparava com a pena de Deus em relação à cidade que pereceria. A misericórdia deve ser nosso foco principal em relação a nossos semelhantes. Uma vez porque Deus nos ensina assim e outra vez porque nós também somos pecadores e fazemos coisas que desagradam outras pessoas. Muitas vezes cometemos mais erros do que outras pessoas e seria mais justo sofrermos castigos. Porém, o Senhor usa de misericórdia com todos os seres humanos, inclusive nós. Bendito seja.
Paulo sabe que é pecador e merecedor de castigos, mas também sabe da imensa misericórdia do Senhor. Isso o faz exortar aos coríntios a que não tenham seus interesses em primeiro lugar, mas busquem uma convivência boa entre as pessoas, procurando ver o que agrada e interessa à comunidade. Ele sabe que tantas vezes somos interesseiros e egoístas, e colocamos nosso mundo antes de qualquer coisa. Precisamos viver para o corpo, e não querer que o corpo viva para nós. Jesus morreu por todos os seres humanos e por isso a misericórdia de Deus se estende sobre toda a humanidade. Mesmo que isso não seja de nosso agrado em tantas situações. O Senhor saberá dar a cada um o que for necessário dar. Confiemos e amemos o próximo. Deus se encarregará do restante.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 48403
REDE DE RECURSOS
+
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br