SENHAS DIÁRIAS - 14.05.2021
Salmo 103.19: O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe.
Apocalipse 19.6-7: Aleluia! Pois o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso, é Rei! Fiquemos alegres e felizes! Louvemos a sua glória!
O salmista exalta a Deus como o Senhor da terra e do mundo. Afirma que Ele estabeleceu seu reinado e se colocou sobre tudo e todos. A imagem de ter seu trono no céu caracteriza pleno poder sobre a terra. Ninguém há que esteja à sua altura e assim tudo está sob seu olhar e seu poder. Para a cosmovisão da época o fato de ter seu trono no céu dava a Deus a capacidade de ver tudo, controlar tudo e cuidar de tudo. Isso trazia paz e segurança aos que confiavam no Senhor, pois Ele tinha a última palavra sobre tudo. Diante das dificuldades o povo de Israel poderia, e deveria, confiar que o Senhor o conduzia com sua mão forte e misericordiosa. Nenhum perigo, por mais tempo que durasse, poderia enfrentar a força de Deus e tudo tinha o desfecho que Ele determinava. Martinho Lutero, de certa forma, usava esta mesma figura de Deus sobre tudo e todos, para dizer que Ele só poderia olhar para baixo, era “obrigado” a olhar para baixo, e assim não teria como desviar seu olhar de nós e ver nossas carências, fragilidades e necessidades. Esta figura é muito importante e significativa, pois nos dá a certeza do cuidado de Deus sobre nós.
A passagem de Apocalipse nos remete a esta certeza do cuidado de Deus. O fato de Ele estar sobre tudo e todos e ser Rei nos traz a alegria para a vida; nos traz força e motivação para continuar a caminhada cristã. A certeza da vitória final do nosso rei nos ajuda a enfrentar com mais firmeza as dificuldades que se nos acometem. Louvado seja Deus que nos acolhe em nossas dificuldades e mantém a nossa alegria da vida. Nossa oração é de louvor e adoração a Deus por causa de seu poder que é para nosso bem. Por isso podemos dizer como a multidão que louvará o nome de Deus, conforme o livro do Apocalipse: “Aleluia! Pois o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso, é Rei! Fiquemos alegres e felizes! Louvemos a sua glória!” O Senhor é digno de todo louvor, adoração e gratidão. Louvemos sempre o poder e a ação de nosso Deus e Senhor. Confiemos que o Senhor quer o nosso bem sempre e vai nos levar segundo a sua bondosa vontade. Tenham todas e todos um agradável dia sob a mão do Senhor. Um bom dia e fiquem com Deus. P. Luiz Carlos