O primeiro pastor!

16/06/1901

Assim escreveu João Klug em um artigo:

Pastor Doutor Paul Aldinger (ou simplesmente Pastor Aldinger, como ficou mais conhecido) foi um desses indivíduos que percebeu as necessidades do momento, tomou importantes iniciativas e imprimiu ritmo à história, deixando fortes marcas de sua passagem pela Hansa Hammônia (hoje Ibirama - SC) entre 1901-1927.

Paul Aldinger nasceu em 23 de agosto de 1869 em Heutingsheim Ludwigsburg, no então estado livre de Baden.

Entre 1885-1887 estudou Teologia no Seminário Teológico Evangélico de Blaubeuren, continuando seus estudos teológicos na Universidade de Tübingen entre 1888-1892. Em 1895 alcançou o grau de Dr. Phil e trabalhou por um breve período ao lado do conceituado historiador Karl Lamprecht, na Universidade de Leipzig.

Em 1° de maio de 1899, o Dr. Aldinger assumiu o cargo de administrador da Sociedade Central Evangélica para Colonos e Imigrantes, em Koblenz. A seguir, foi também professor na Escola Colonial de Witzenhausen no Werra, perto de Göttingen.

Em maio de 1901, Aldinger embarcou para o Brasil, após entabular contatos com os trabalhos de colonização que aqui estavam sendo executados ou planejados. Vinha a serviço da Sociedade Colonizadora Hanseática e estava convencido de que a igreja teria que trabalhar em parceria com o projeto de colonização. Para isso, queria conhecer concretamente os fundamentos da vida numa colônia. Seu plano era adquirir experiência no subtrópico da América, com vistas a aplicá-la posteriormente nas áreas alemãs da África. Dessa forma, juntamente com mais 47 imigrantes, Aldinger chegou a Hammonia em 21/06/1901. 

Na recém fundada colônia –  08 de novembro de 1897, ele adquiriu seu lote de terras e lançou mão do machado, facão e enxada, para fazer a terra produzir. Construiu sua casa com suas próprias mãos, à sombra das palmeiras, chamando-a Palmenhof. Ela serviria por 25 anos, como casa pastoral e escritório de trabalho e estudos.  

Em fins de 1902, Aldinger recebera uma carta confidencial de Hamburgo, comunicando-lhe que a Sociedade Colonizadora estava mal financeiramente e corria risco de falência. Por essa razão, a carta aconselhava-o a desistir de seu projeto, antes da ruína da Sociedade. No entanto, Aldinger questionava: Não era justamente agora, o meu dever de pastor ficar?  

Em 02 de novembro de 1902, numa espécie de assembléia geral dos colonos de Hammonia, Aldinger foi eleito seu Pastor e inspetor escolar, assunto com o qual na prática já estava envolvido, pois havia fundado em 1902, a primeira escola alemã naquela região.

Em meados de 1903 os membros da igreja evangélica, embora ainda sem uma organização comunitária, sob a liderança do pastor Aldinger, decidiram construir uma igreja, que servisse também de escola.

Assim em 22 de maio de 1904 foi oficialmente fundada a Comunidade Evangélica de Hamônia / Ibirama e inaugurado o 1º templo, que serviu como igreja e escola por vários anos.
 

HISTÓRIA
+
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br