SENHAS DIÁRIAS - 18.04.2022
1.º Reis 8.29 – Que os teus olhos estejam abertos noite e dia sobre este templo, sobre este lugar do qual disseste: “O meu nome estará ali”.
João 20.19 – Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos, Jesus veio e se pôs no meio deles, dizendo: – Que a paz esteja com vocês!
Salomão havia terminado a obra da construção do templo e, juntamente com os anciãos e sacerdotes, trouxe a arca da aliança para o lugar devido, o Santo dos Santos. A celebração era de dedicação ao Senhor Javé, o Deus de Israel. Através de sinais, a fumaça, Deus se mostra presente e o povo sente a sua bênção sobre o local. Neste momento Salomão abençoa a congregação e ora dedicando o local a Deus e pedindo a bênção do Senhor e a sua proteção sobre tudo e todos. Deus havia feito a promessa de habitar no templo que fosse construído e agora Salomão reivindica que a atenção e o cuidado do Senhor permaneçam sempre sobre o lugar. O rei sabia que não adiantaria haver um templo, uma construção majestosa, se Deus não abençoasse o local com sua presença, bem como fosse o guardião da integridade do local. Ele clama pela presença e cuidados de Deus também sobre todos os que ali viessem prestar culto em adoração e gratidão ao Senhor. Também para nossos templos/igrejas isso vale hoje e sempre valeu ao longo da caminhada humana. Construímos, e neles nos reunimos, na certeza da presença de Cristo Jesus através de seu Espírito. Clamamos pela ação de Deus em nossos cultos e celebrações. Só assim eles serão abençoados.
Logo após a ressurreição, Jesus veio ter com seus discípulos, que estavam fechados dentro de uma sala, com medo e extasiados com tudo o que havia acontecido. Sua presença é anunciada com a saudação Paz seja convosco! Onde Jesus está há paz e novo jeito de ser e viver. Não há mais medo, mas sim confiança e alegria. Ele muda tudo com sua presença e com a ação do Espírito Santo, o seu Espírito. Ele vem para nossas reuniões e celebrações e nos abençoa para vivermos vida nova e sermos suas e seus discípulas e discípulos. Ele é conosco, nos abençoa e nos conduz com sua presença. Sempre que nos reunimos o fazemos nesta certeza: Jesus nos anuncia Paz seja com vocês agora e sempre. Assim cremos e assim nos motivamos a viver segundo Cristo. Façamos assim. P. Luiz Carlos