Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Leandro Luis da Silva, ministro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e atuo na Comunidade Luterana da Cruz de Curitiba, Paraná.
O tema da nossa meditação é: onde está a nossa segurança? A Palavra encontramos em Provérbios 18.10 que diz: “O nome do Senhor é como uma torre forte para onde as pessoas direitas vão e ficam em segurança.” Na época em que o verso foi escrito, as torres desempenhavam um papel fundamental na proteção e segurança dos povos das cidades, que habitavam dentro de muralhas fortificadas ou nas cidadelas. As torres normalmente ficavam estrategicamente sobre os muros das cidades, distantes uma das outras na medida em que delas se poderia observar todo o horizonte à volta. Se qualquer ameaça ou inimigo despontava, os vigias davam sinal, e precauções eram rapidamente tomadas para se evitar o iminente ataque e eventuais prejuízos. Assim, torre tem significado de local seguro, útil, necessário, indispensável, necessário para a segurança de cidades e de pessoas. O texto de Provérbios compara o Nome do Senhor com uma torre, porém, não como uma torre qualquer, mas como “Torre Forte”, que está acima de qualquer medo, dor, angústia ou insegurança.
Estamos vivendo tempos difíceis onde nossa segurança está abalada. Por um lado, pelo perigo de sermos infectados e infectadas pelo vírus que ronda o mundo fazendo suas vítimas, e, por outro lado pelo aumento da violência em nossas cidades que faz com que fiquemos murados e isolados em nossas casas, ou “castelos”. Precisamos de algo maior que nos una e nos dê segurança. Lutero escreveu um belo hino que diz: “Castelo forte é nosso Deus”, onde fala que muitos poderão nos atacar e até infortúnios nos dar, mas Deus é a nossa segurança. Querido irmão e querida irmã, saibamos colocar nossas angústias e medos diante de Deus, pois Ele é a nossa torre forte, nossa segurança está em Suas mãos. Oremos: Deus amado em tuas mãos coloco minha vida, meu coração, minha segurança. Me proteja com tua mão e acalma com Teu Santo Espírito a insegurança do meu coração, amém.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.