O Deus verdadeiro

Senhas diárias

18/05/2018

Deuses! O ser humano insiste em buscar deuses que satisfaçam seus desejos e aspirações, independente de serem da vontade do Senhor Deus. O povo de Israel tomou este rumo em inúmeras situações. Não fazia a vontade de Javé, o Senhor, e Ele deixava com que passassem por dificuldades para perceberem seus erros. Ao invés de voltar para os caminhos do Senhor, e ter sobre si a graça de Deus, o povo constantemente buscava outros deuses, cultuados na época por povos vizinhos. No caso do texto do Êxodo, Arão criou uma cópia do Boi Ápis, deus da fertilidade cultuado no Egito, o qual, o povo recém saído de lá, conhecia muito bem. Buscou por ajuda onde, na verdade, não havia ajuda. Moisés ora e pede que Deus tenha misericórdia do povo, chegando até a dizer que se Javé não perdoasse o povo, podia riscar o próprio Moisés de seu livro. Moisés sabia que não havia ajuda nestes ídolos e que era perda de tempo cultuá-los.
É o que Paulo pregava às pessoas em suas viagens missionárias, pois a quantidade de deuses cultuados era quase que incontável. Ele exortava a que não seguissem estes cultos, pois estes deuses feitos por mãos humanas não tinham vida e por isso nada podiam fazer; não eram deuses de verdade. Pregava que havia apenas um Deus, Pai de Cristo Jesus, o Senhor. A este Deus deveriam prestar culto, pois Ele tinha todo o poder e conduzia os caminhos dos seres humanos. Hoje não se fabrica mais tantos deuses, tantas imagens de deuses, mas se cria deuses conforme às necessidades e anseios das pessoas. Deixa-se de cultuar o verdadeiro Deus, em Jesus, e se busca por deuses virtuais, existentes só na mente das pessoas e que satisfazem seus anseios, mesmo que sejam contrários à vontade e à palavra de Jesus. Deus, Jesus, não se ajusta à nossa vontade e desejo. Ele está além disso e não é conivente com nossas atitudes injustas e parciais. Ele quer que sua vontade seja feita, em qualquer situação, pois ela não vai desgraçar uns e elevar outros. Conheçamos a palavra de Cristo e assim saberemos qual o Deus verdadeiro a quem devemos cultuar e servir, e nele buscar auxílio. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47302
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br