O Deus que vê

Senhas diárias

17/03/2021

SENHAS DIÁRIAS - 17.03.2021
Gênesis 16.13 – Agar deu ao Senhor este nome: “O Deus que Vê”.
Lucas 18.13 – O cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!”.
Agar tem um a história bem peculiar. Ela era escrava de Sara, esposa de Abraão. Como Sara se mostrava infértil, Agar é entregue por sua senhora para engravidar de Abraão, conforme costume da época, tipo barriga de aluguel hoje. Quando vê que engravidou, se sente importante por gerar um filho para Abraão e quer se impor sobre sua senhora. Isso não dá certo e Agar, após tentar fugir, se submete a sua condição de serva, conforme costuma da época, e volta para terminar a gravidez e o filho nascer. Para que isso acontecesse, foi preciso que um anjo de Deus a convencesse de voltar à sua condição de serva. Esta aparição do anjo faz Agar se sentir cuidada por Deus e chama o Senhor de Deus que vê. Isto é, ela percebe que Deus está presente em cada situação da vida. Nós também temos muitas experiências, talvez não tão drásticas como Agar, nas quais vemos a presença e a ação de Deus em nossa vida. E também podemos chamar o Senhor de Deus que vê. Ele nos acompanha. Neste tempo de pandemia isto fica muito claro. O Senhor está presente para nos livrar deste mal, mas também para consolar os que são atingidos por ele. O querer de Deus ainda nos é uma incógnita. Mas Ele é Deus que vê. Podemos confiar.
É o que o cobrador de imposto faz. Ele sabe que Deus enxerga onde ele está e conhece o seu coração. Sabe que não precisa alardear sua presença no templo. Ao reconhecer sua condição de pecador, numa atitude de humildade, ele afirma que Deus é misericordioso e perdoa os pecados. Se sente sob o olhar do Pai e isso o faz sair do templo com o coração leve e refeito em sua certeza de que Deus o acompanha em seu dia a dia. Jesus elogia esta atitude pois ela está em acordo com o que Ele ensina aos seus discípulos, e também a nós, no que diz respeito a confiar em Deus e reconhecer que não se consegue ser bom como só o Pai é. Confiemos em Jesus e busquemos viver conforme o que Ele nos ensina, apesar de nossos erros, nossos limites, nossas falhas, nossos pecados. Deus nos vê e quer nos perdoar e transforma dia a dia. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61514
REDE DE RECURSOS
+
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br