O bem e o mal

Senhas diárias

23/05/2020

Através de Moisés, Deus coloca diante do povo a escolha entre o bem e o mal, a bênção e a maldição. Esta faculdade está ao nosso alcance. Diante de uma situação, podemos escolher fazer ou não, agir ou não, agir desta ou daquela forma. Temos a opção de decidir nossas atitudes e ações. Assim, o povo podia escolher entre obedecer a Deus, o que faria com que vivesse sob a bênção do Senhor e em caminhos do bem e da graça, ou escolher não obedecer a Deus, o que faria o povo viver em seus próprios caminhos, sem a presença do Senhor. Isso se tornaria em maldição, pois perderia a graça do Senhor. Sabemos que constantemente o povo buscava por outros deuses e era infiel ao Senhor e isso resultava em males sobre o povo e a nação. E fazia tudo isso conscientemente. Mas também sabemos que a misericórdia e a graça de Deus se renovavam a cada manhã e o Senhor sempre buscava por seu povo novamente. Seu amor sempre foi maior que a infidelidade do povo. Isso vale para nós, também hoje. Sempre podemos decidir diante de uma situação e fazer o que temos vontade. Podemos decidir pelo bem ou pelo mal, ou mesmo entre duas ou mais possibilidades de bem ou de mal. Podemos decidir pelo amor a Deus e ao próximo em cada situação. Somos responsáveis por nossos atos. Que maravilha.
Paulo diz isso aos colossenses e ainda acrescenta que o mal feito terá consequências para nós e ninguém escapa desta sentença. Deus decidirá sobre a vida de cada pessoa e, segundo sua vontade, retribuirá o agir de cada um. De alguma forma, apesar da salvação e do perdão pleno dado por Cristo Jesus, daremos conta de nossas ações diante de Deus. Faremos isso, pois temos a possibilidade de decidir pelo bem ou pelo mal. Diante de cada situação, opte pelo amor a Deus e às pessoas. Lembre que o mal feito sempre será maior para quem o faz, por permanecerá como mal diante do Senhor. O Senhor a quem servimos é Jesus e Ele nos ensinou e nos mostrou como viver pelo bem sempre. Optemos por aquilo que constrói a vida de nossos semelhantes. O Senhor ama o bem e se alegra muito com quem o realiza.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56792
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br