Números 27.1-11

Dia Mundial de Oração 2017

12/05/2016

 

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO

Preparado pelo DMO das Filipinas

03 de março de 2017

Estou eu sendo injusto com você?

Estudo Bíblico 2

Números 27.1-11

O livro de Números é o quarto livro do Antigo Testamento. É a crônica da viagem de Israel, do Egito para a Terra Prometida. Ele começa com um censo de homens com mais de 20 anos de idade, que poderiam ser alistados como guerreiros. É um livro de leis, como as leis de purificação. Ele também inclui o arranjo das cidades tendas. Aqui foi iniciada a divisão da herança. Isso tudo aconteceu no deserto de Sinai em cerca de 1410 aC. As personalidades de destaque no livro são: Moisés, Arão e Miriã.

Esta é a história de uma família durante o tempo do Êxodo. Zelofeade é o primeiro filho da tribo de Manassés. Durante a viagem para Israel, Zelofeade morre deixando suas cinco filhas órfãs. Na época do censo, descobriu-se que Zelofeade não estava mais na lista por causa de sua morte. Então, seus sobreviventes - as cinco filhas - eram inexistentes, uma vez que nenhuma lei previa que mulheres herdassem os bens. Portanto, a família de Zelofeade não mais faz parte da tribo de Manassés.

Então, o que deve ser feito? Elas estão enfrentando a exclusão física e social. Elas não têm lar, nem família, nem meios para se sustentar. Isso significaria fome e falta de moradia - pobreza. Além disso, esta situação pode torná-las possíveis vítimas de oportunistas, porque são mulheres. Portanto, existe uma necessidade real e urgente de as irmãs resolverem sua situação e trabalharem em conjunto para achar uma alternativa. Elas precisam reivindicar o seu lugar de direito na comunidade e sustentar-se sem ser um fardo para ninguém.
As filhas decidem se aproximar da tenda de Moisés para levantar duas questões legais:

1. O nome do seu pai, que era um descendente da tribo de Manassés não estava mais na lista porque ele não tinha filhos homens, para herdar a terra;

2. Como transferir a posse das terras para as filhas.

As exigências que as filhas fizeram a Moisés (Números 27: 4b):

- Dá-nos o direito de posse entre os irmãos de nosso pai para que possamos nos sustentar.

- Restabelece o nome de nosso pai nas tribos de Israel.

A resposta de Moisés (Números 27: 5-7):

- Moisés levou o caso ao Senhor e o Senhor confirmou a justiça da demanda. Por conseguinte, a resposta foi: Dê a elas uma propriedade entre os parentes do seu pai. A herança do pai deve passar para elas. ”

- E isso deverá ser estendido a outras mulheres em situações semelhantes (Números 27: 8). Assim elas ajudaram a criar essa lei em Israel.

Em todo mundo mulheres vivem na periferia da sociedade. Neste caso, cinco mulheres corajosas enfrentaram as questões legais e apresentaram o problema para os mais velhos. Esta ação dá-nos um exemplo de termos de cuidar de nossas próprias vidas a fim de que o futuro seja mais promissor, não só para a presente geração, como para as gerações vindouras.
É auspicioso saber que um grupo de mulheres pode mudar as leis para o benefício das mulheres da comunidade.

Exercício para conversa em grupo:

• Usar este exercício para motivar o grupo a encontrar uma ação de defesa para apoiar as mulheres da comunidade como uma expressão de fé, testemunho e serviço.

• Em um pedaço de papel, pedir aos participantes para compartilhar as suas ideias sobre como as mulheres podem ser capazes de lutar por seus direitos.

• Discutir cada ideia; considerar como o DMO e os grupos de mulheres da igreja podem:

- Levar o grupo a concordar com uma ação de defesa que possam assumir.

- Elaborar um plano de ação prático com um cronograma que esteja inserido no lema do DMO: “Oração com informação e ação com oração”.

Em todo o mundo as mulheres têm sido excluídas em casa, no trabalho e até mesmo na igreja. A realidade é que as mulheres, quando dado a elas o seu devido lugar, dobrarão as suas capacidades. Isso fará um lar mais produtivo e mais feliz, uma igreja mais ágil, um grupo de mulheres ativas, e uma comunidade progressista.

A pergunta que pede para ser respondida em todos os lugares é: Será que estou sendo injusto com você? A família é justa com suas mães e filhas? A igreja está sendo justa com as mulheres que são seus membros? As mulheres são consideradas como membros que têm poder de decisão nas igrejas? Mais importante ainda, as mulheres sabem que elas têm esses direitos? Como os direitos das mulheres impactam a justiça econômica?

A comunidade é justa para com suas mulheres? Nós não precisamos provar que as mulheres podem ser influenciadoras e tomadoras de decisão. Ao nosso redor, mulheres têm provado ao mundo que elas são líderes com seus próprios direitos.

Mulheres, é tempo de reivindicar o lugar que lhes cabe por direito, tal como previsto pelo Criador.


Este material faz parte do culto de adoração e recurso educacional para a celebração anual do DMO de 2017.

Para mais informações, por favor, contate:
World Day of Prayer International Committee (Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração)
475 Riverside Drive Room 729.
New York, NY. 10115. EUA

admin@worlddayofprayer.net - http://worlddayofprayer.net
 


Âmbito: IECLB
Área: Ecumene / Organismo: Dia Mundial de Oração - DMO
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 37906
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br