Novo Ano, Novas Coisas

01/01/2021

 

As palavras de Apocalipse 21.5: “Eis que faço novas todas as coisas”, nos tem acompanhado desde o início do advento de 2020, tempo que na igreja marca o início de um novo ano. No que diz respeito ao ano civil, o ano de 2020 ficou para trás. Foi um ano de muitas lutas, mas também de expressivas vitórias. Deus preservou nossa vida, protegeu nossa família e sustentou nossa igreja. Os dias de 2021 começam a surgir no horizonte. Será um ano de muitas expectativas: no governo, na economia, na educação e no crescimento do país. Será um ano de muita esperança na vacina contra o Covid19.

Esta é a primeira semana do ano, tempo oportuno para refletir. Há coisas que devem ser esquecidas, outras que devem ser relembradas, mas há também aquelas que devem ser buscadas. Vivemos sob a pressão das coisas urgentes. Elas batem à nossa porta e não têm paciência para esperar. Somos uma geração escrava do relógio e da agenda. Corremos de um lado para o outro, e desfrutamos pouco das coisas verdadeiramente importantes. Entramos num ritmo sem fim e nossa vida parece um trem bala em alta velocidade sem sabermos como pará-lo. É tempo de fazermos uma avaliação, de termos coragem para tomar decisões sensatas que coloquem a nossa vida diante daquilo que realmente é importante.

Que em 2021, possamos priorizar o nosso relacionamento com Deus. As pessoas parecem não terem tempo para Deus ou pensam que não têm. Corremos atrás de muitas coisas: dinheiro, trabalho, sucesso, conforto, prazer, lazer e colocamos Deus num plano secundário ou até mesmo excluímos Deus de nossa vida. Buscamos por interesses próprios e não as coisas de Deus. A nossa vida nem sempre é orientada pela palavra, mas naquilo que o mundo diz ser certo ou errado. Vivemos numa geração confusa. Precisamos compreender que a nossa maior necessidade é de Deus. “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.” Mateus 6.33.

Que em 2021, possamos priorizar o nosso relacionamento com a família. A família é um dos bens mais preciosos que Deus nos deu. Precisamos investir na família o melhor daquilo que Deus tem nos dado. Nenhum sucesso compensa o fracasso da família. Não podemos construir nosso sucesso sob os escombros da nossa família. Nenhum outro interesse nesse mundo pode ser maior do que o interesse na família. “Quem causa problemas à sua família herdará somente vento; o insensato será servo do sábio.” Provérbios 11.29. Ela é o maior bem que possuímos. Nossa família precisa estar na presença de Deus, vivendo segundo a vontade Deus e para a glória de Deus.

Que em 2021, possamos priorizar o nosso relacionamento com a igreja. A igreja não é um clube de serviço, onde pagamos nossa mensalidade e frequentamos quando não temos algo mais interessante para fazer. A igreja é o corpo de Cristo. Precisamos estar envolvidos e comprometidos em sustentar a igreja com a nossa presença, com o nosso testemunho, com as nossas orações e com os nossos dízimos e ofertas. Somos o corpo de Cristo em ação. “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” Romanos 12.4-5. Devemos desenvolver nossos dons para a edificação da igreja e buscar aqueles por quem Cristo deu a sua vida. Na igreja há um ministério para cada membro, pois todos são úteis e necessários. Priorize sua igreja! Ame-a! Participe de suas atividades e trabalhe para o seu crescimento espiritual e numérico. Ajude na sua revitalização! O Instituto Luterano Campos Verdejantes é parte também desse corpo de Cristo, é uma extensão de cada comunidade. Abrace essa causa! Coloque seus dons e sua oferta para que irmãos e irmãs, membros desse corpo, recebam o cuidado que necessitam através desse trabalho.

Enfim, que em 2021, possamos contemplar cada dia como uma dádiva de Deus, e, mesmo diante de desafios, incertezas, medos, inseguranças, tenhamos a confiança nessa palavra que nos é lema e nos é promessa, de que Deus fará novas todas as coisas e quer usar da vida de cada um e cada uma de nós para isso! Abençoado 2021!

P. Me. Cristiano Ritzmann
é Pastor na Paróquia Rio Bonito 
em Joinville - Santa Catarina, onde reside
Vice-Pastor Sinodal
Sínodo Norte Catarinense

 


Autor(a): P. Me. Cristiano Ritzmann
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Novo / Livro: Apocalipse / Capitulo: 21 / Versículo Inicial: 5
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 60748
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br