Nota do CONIC-RJ sobre o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco
“Felizes os que são perseguidos por causa da justiça,
porque deles é o Reino do Céu.” (Mateus 5,10)
O Conselho de Igrejas Cristãs do Estado do Rio de Janeiro (CONIC-RJ) vem manifestar o seu pesar pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Pedro Gomes, na noite de ontem, na cidade do Rio de Janeiro.
Manifestamos também solidariedade para com os familiares, amigos e amigas, bem como todos os eleitores que depositaram sua confiança em Marielle nas últimas eleições municipais, com expressiva votação.
Acompanhamos sua trajetória de luta pelos Direitos Humanos e Sociais, a mobilização que realizava junto a mulheres empobrecidas, e suas denúncias recentes sobre os crescentes casos de violência urbana contra a população jovem e negra.
Há pessoas que se destacam rapidamente na luta pela igualdade social, apesar da sua juventude. No caso de Marielle, ela não se destacou sozinha, mas organizou politicamente e deu voz a tantas mulheres quanto encontrou pelos caminhos. Sabemos da dificuldade de enfrentar as injustiças na sociedade brasileira, por isso somamos forças com todas as pessoas e instituições que promovem a paz e dignidade humana.
Ao perdemos Marielle para a violência recorrente de nossa cidade, no momento em que ela acompanhava como parlamentar a intervenção militar no estado do RJ, exigimos que as investigações do caso sejam rigorosas e conclusivas. Assim como deveria acontecer na investigação de todas as vítimas de violência, pois todas as vidas importam para Deus e para a sociedade.
Quando a voz de um inocente é silenciada, milhares de vozes se levantam.
“E ninguém vai calar, nossa voz nosso canto de paz,
Sem poder represar, toda a água que corre para o mar.”
Laan Mendes de Souza
Conselho de Igrejas Cristãs do Estado do Rio de Janeiro
Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo