Nosso Mundo tem Salvação
O novo ano que se inicia, vem repleto de propostas à reflexão. Isto mesmo, a começar pelo tema da IECLB, que sugere: “Nosso mundo tem salvação”; e o lema situado num livro visto como “apocalíptico”, Ap 21,4: “Deus enxugará dos olhos toda lágrima”.
Junta-se a isto o fato de que nós aqui no Brasil vamos presenciar um marco histórico da assim chamada “política de democratização”, isto é, uma nova estrutura política que não conhecemos, e que sugere novos rumos.
Outro contingente de temas para este novo ano: criminalidade eminente; materialismo e consumismo marcantes; globalização desenfreada; educação; e tantos mais que se pensarmos bem, não nos sobra tempo para mais nada a não ser “preocupações mil”.
Soluções? Toda a história da humanidade está repleta de exemplos à busca de soluções, pois esta situação humana não é novidade, não.
“Nosso mundo tem salvação”.
Felizmente esta é uma afirmativa promissora que nos conduz a um alvo, a um horizonte verdadeiro, sem “ismos”, sem fantasia. Algo bastante consistente e real.
A 10 de novembro de 1998, a Assembléia Geral da ONU, proclamou 2001 a 2010 a década para a “Cultura de Paz, a não Violência para as Crianças do mundo”.
Me parece que aí está a solução da humanidade: Paz!
Disse Jody Williams (premio Nobel da Paz 97) “A Paz já não é uma expressão da vontade dos poderosos, mas uma expressão da vontade coletiva de viver em Paz. Todos juntos somos uma superpotência”.
A palavra de ordem para que se faça ser verdade este Tema da IECLB é “Paz”.
A paz está na humilde fraternidade que nos aproxima do amor divino, ao Deus da Paz.
Esta singela palavra, mas de tamanha eficácia, nasce lá onde o apóstolo Paulo expõe aos Coríntios, “um caminho sobremodo excelente” (1Co. 13, 1).
Este caminho tão simples e cativante é o mesmo que hoje precisamos trilhar, principalmente neste novo ano de tantas “novas responsabilidades”.
Disse o Apóstolo Paulo a seu tempo, e o diz para nós hoje: “O amor é o dom supremo”. Sim, outra palavrinha tão pequena e tão significativa que pode transpor montanhas. As montanhas das questões que amargam e dificultam a vida.
Encontrar Deus nesta realidade de vida é romper os grilhões da maldade, do pecado, e do velho homem, da samaritana pecadora; e olhar para frente e para o alto, na certeza de que Deus em sua misericórdia há de nos justificar mediante a fé que Nele depositamos. Retomando as palavras do apóstolo Paulo aos Coríntios (1Co 13,13) “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior deles é o amor”, ficam bem claros os caminhos para este “mundo que tem salvação”. O amor é a base de toda harmonia.
Não pense que o mundo é seu, mas pense no seu mundo com amor.
Cultivar o amor, negar a “velha criatura”, renascer na fraternidade e na Paz, cultivando inconteste nossa fé no Soberano Pai, poderemos com absoluta certeza, alimentar a esperança de novos e brilhantes dias e cultivar um Novo Ano de Paz e Amor.
A virtude em viver a vida que Deus nos confiou é saber administrá-la na certeza do amor divino e compartilhar este amor com todos que conosco a estão convivendo.
A todas e todos um Ano repleto de Paz, neste Mundo que é de Deus.
Walter Berner - Presbítero
--------------------------------------------------------------------------------
Tema da IECLB para 2003
Deus enxugará dos olhos toda lágrima
Para 2003 temos o seguinte tema: “Nosso Mundo tem Salvação” e como lema: “Deus enxugará dos olhos toda lágrima”. (Ap 21.4).
O trecho abaixo foi extraído de texto do Pastor Presidente Huberto Kirchheim. A íntegra você encontra no site da IECLB.
A formulação do Tema da IECLB 2003:
Este mundo, no novo século e novo milênio, está profundamente abalado, doente e ameaçado. Carece de justiça e paz, de amor e comunhão.
O tema da IECLB é uma adaptação do tema da Federação Luterana Mundial - For the healing of the world. Como não era possível traduzi-lo literalmente — “Para a cura do mundo” já seria um encurtamento do original, pois healing significa ‘cura’ no sentido amplo, ou seja, social, emocional, físico, espiritual, ambiental, enfim integral — pensou-se que o termo “salvação” refleteria melhor este sentido amplo e integral.
O trino Deus vem, vê, ouve, cura e salva
O lema bíblico de Ap 21.4 nos lembra do fato de que o sofrimento não passa despercebido diante do trino Deus. Ele o vê, ouve o clamor e percebe o gemido. Ele liberta, cura e salva no sentido mais amplo.
O tema e o lema, antes de mais nada, objetivam animar o desanimado, erguer o caído, consolar e dar esperança ao desesperado. Querem irmanar e integrar na grande família de Deus toda e qualquer pessoa e comunidade isolada e esquecida, colocando-a a caminho.
Estão disponíveis os seguintes materiais para divulgar e ilustrar o tema e lema de 2003:
Cartaz;
Outdoor;
Calendário de bolso;
Adesivo e,
um caderno de estudos que será elaborado em mutirão.