Nossa Rocha

Senhas diárias

28/10/2020

SENHAS DIÁRIAS - 28.10.2020
Construir sobre a rocha é uma simbologia antiga para expressar a firmeza na fé e na vivência desta fé no dia a dia. Estar sobre uma rocha é símbolo de estar seguro e nada temer. Essa é a intenção do salmista ao dizer que somente Javé, o Senhor, é a sua rocha e de seu povo. Israel pode confiar em Deus pois esta não vacila e nem se abala. Ele é a rocha necessária para dar firmeza a vida do povo. Ao mesmo tempo, ele exorta a que sua comunidade não quieira buscar firmeza em outro deus. Não há outro que possa afirmar a vida das pessoas. Somente Deus pode fazer algo por Israel, pela comunidade que se firma em sua fé.
Paulo usa a mesma expressão para falar de Jesus. Certamente ele conhecia o exemplo do próprio Jesus quando exortou a que seus discípulos construíssem sua vida sobre a rocha, pois esta edificação não seria jamais abalada. Paulo também lembra aos coríntios que não há como achar outro alicerce para a fé, pois Deus já estabeleceu o único alicerce da humanidade. Ele está afirmando que é perda de tempo tentar achar outro caminho para Deus e outro Cristo que restaure a comunhão da humanidade com Deus. Não é ciúmes ou inveja de Deus. Ele quer nos preservar desta perda de tempo em buscar outro, pois será apenas correr atrás do vento. Deus quer preservar a vida da humanidade e o fez em Cristo Jesus. Isso vale para todos os povos e nações. Confiemos no Senhor Jesus como o caminho já estabelecido por Deus para a humanidade chegar a Ele. Vivamos segundo a fé em Cristo Jesus. Ele é nossa rocha segura e inabalável. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
ID: 59637
REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br