Nós deveríamos nos relacionar mais profundamente com os nossos idosos. Deveríamos “beber” um pouco mais na fonte de sabedoria que jorra de uma pessoa idosa. Deveríamos ter mais paciência com os seus passos mais lentos. São os passos de quem sabe. E não só deveríamos aproveitar do saber dos idosos, mas, com certeza, deveríamos lutar pelos seus direitos. Onde está a dignidade da terceira idade? É necessário sim que cada vez mais os direitos dos idosos sejam cumpridos e até mesmo alargados, se necessário. Um país que não respeita os idosos é um país infeliz.
Criança tem que brincar, tem que se divertir, tem que aproveitar essa época da vida. Um outro fenômeno é aquele marcado pela sobrecarga de atividades para as crianças fazerem. Não vejo isso como positivo, muito pelo contrário. Deixemos as crianças serem crianças. Essa etapa da vida é fundamental para a formação de adultos equilibrados, responsáveis e amáveis.
É hora de nós proclamarmos a reconciliação no poder do Espírito. É hora de proclamarmos que Deus quer uma sociedade justa, equilibrada, onde crianças, jovens, adultos e idosos tenham seus direitos respeitados e vivam em harmonia, respeitando, cada um, o direito do seu próximo. É hora de dizermos que Deus tem um sonho bonito para nós e que ele será concretizado. Que tenhamos consciência que somos instrumentos para que Deus realize esses sonhos. Deus quer nos utilizar nesse projeto. Sendo assim, que nos abramos para a ação do Espírito Santo em nós, deixando O Mesmo nos transformar e utilizar. Amém.
Pastor Telmo Noé Emerich