Os ensinamentos e a prática de Jesus revelam que a fé em Deus leva, obrigatoriamente, as pessoas ao compromisso missionário e diaconal. Quem se percebe amado por Deus está livre para espalhar a graça divina pelo mundo. A boa-nova que Jesus trouxe ao mundo é que as pessoas são dotadas de dons para que possam ser instrumento de missão e agentes de cuidado onde elas estão vivendo, trabalhando, estudando e se divertindo. Isto porque o amor de Deus não está preso em instituições, grupos, comunidades ou clubes. Na verdade não existem fronteiras para o amor divino. Ele encontra as pessoas que necessitam de amparo e consolo em qualquer parte da criação.
Deus capacita pessoas para a divulgação de seu evangelho e para o cuidado das pessoas sofridas de nosso mundo. Estas pessoas realizam Missão e Diaconia além das fronteiras das comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. São pessoas que atuam em ONGs, sindicatos, conselhos municipais de saúde, hospitais, escolas, creches, asilos que de maneira profissional ou voluntária praticam a missão e a diaconia ensinada por Jesus.
Pensando na dimensão missionária e diaconal da igreja, a XII Assembleia Sinodal, realizada no dia 12 de setembro, no município de XVI de novembro, criou o Conselho Sinodal de Missão e Diaconia. Este Conselho a partir de 2010 irá se ocupar com a Missão e a Diaconia em nível sinodal. O principal objetivo do Conselho Sinodal de Missão e Diaconia é capacitar através de seminários e palestras pessoas que atuam de maneira diaconal e missionária em seu ambiente de trabalho ou são voluntárias em alguma instituição que cuida de pessoas.
O Conselho Sinodal de Missão e Diaconia será formalizado e estruturado a partir de março de 2010. Caso você atua em creches, hospitais, sindicatos, ONg’s, escolas, asilos e outras instituições responsáveis pelo cuidado de pessoas e tem interesse em colocar seus dons e experiências a serviço da missão de Deus e da diaconia entre em contato com o Sínodo pelo fone (55)3535-1103 para receber maiores informações.
Günter Bayerl Padilha
Pastor da IECLB em Três Passos – RS