Mensagem da 17ª Assembleia Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense
Com gratidão e alegria trazemos a mensagem da 17ª Assembleia Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense às Comunidades e Paróquias. Motivados pelo Tema do Ano da IECLB percebemos que há muitas vias de comunhão em nosso Sínodo, diferentes caminhos que devem nos aproximar num mesmo horizonte de fé, mesmo que com ritmos diferentes de caminhar. Os diferentes caminhos devem servir como pontes que nos aproximam e nos enriquecem na caminhada em comum.
Nesse caminhar é muito bom saber que não estamos sozinhos. A palavra do profeta Jeremias (Jr 29.7) ainda nos desafia a buscar pela paz, orar, criar vínculos e no “construir a casa” edificar a vida familiar, comunitária e social.
Viver em comunhão gera tensão e essa tensão deve ser trabalhada no sentido não de criar distanciamento, mas movimento: o movimento em direção ao próximo, o direcionamento do coração para a ação, o direcionamento do olhar para o alto e buscar em Deus as forças para prosseguir, pela fé, que nos mantêm de pé. Sem esquecer de que a fé é um projeto comunitário.
Vias e vidas em comunhão é um exercício constante e que precisa ser vivenciado e transmitido para se tornar real.
A paz que Jesus Cristo nos dá deve ser levada adiante através de nossas palavras e atitudes. Mesmo no concreto das cidades as pessoas precisam sentir o pulsar do nosso coração impulsionado pela fé. Que a comunhão vivenciada nessa Assembleia nos motive a continuar investindo na humanização, na solidariedade, no amor e na esperança.
Paz e Bem da Comissão de Mensagem
Santo Ângelo – RS
30 de agosto de 2014