Mensagem de Páscoa - 2016 - Faculdades EST

23/03/2016

O tema do ano da IECLB é também muito apropriado para a Faculdades EST, instituição que nasce junto com a IECLB para o Brasil: “Pela graça de Deus, livres para cuidar”. Chegar aos 70 anos coloca o imperativo do reconhecimento da graça de Deus: a Faculdades EST é fruto da graça de Deus. E somente por ser fruto da graça, pessoas aqui trabalharam e trabalham, estudaram e estudam e fazem, assim, a Faculdades EST. Somos uma instituição pequena, se comparada com outras instituições de ensino. Por outro lado, somos uma instituição grande se considerarmos nossas ações e inserções. Não somos somente Teologia, Música, Musicoterapia, Graduações ou Pós-Graduações. Somos também Escola Profissional ESEP, cursos técnicos. Mas também não somente isso. Somos e temos diferentes presenças para além do nosso campus: em escolas e instituições de ensino superior, comunidades e igrejas, no setor público e privado, nacional e internacionalmente. Isso torna a dinâmica da vida institucional cativante, mas por vezes também sufocante. Ainda assim, nos cabe agradecer pela graça de Deus na vida da Faculdades EST e das pessoas que fazem parte desta instituição.

O lema do ano da IECLB também afirma o “livres para cuidar”. Somente no âmbito da verdadeira liberdade cristã há cuidado. Cuidado aqui implica não somente cuidado no que se refere à gestão da Faculdades EST, mas também as relações humanas. A Faculdades EST não está situada fora da realidade humana brasileira. A crise econômica e política, a violência, a banalização da vida, os maniqueísmos e dicotomias sociais, ideológicas nos rodam ou dizem respeito. Também as nossas dores internas. Dores tem um aspecto positivo: sensibilizar para a vida e a sensibilidade liberta para o cuidado! Isso coloca o desafio do “Buscai o bem e não o mal” (Amós 5.14a).

Que Deus nos preserve em sua graça e liberdade evangélica, nos cuide pela sua lei, libertando-nos continuamente do pecado, e assim, nos faça instrumentos livres do Seu cuidado neste mundo.

Votos de uma feliz e abençoada Páscoa!

P. Dr. Wilhelm Wachholz
Reitor da Faculdades EST
 

REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br