Mensagem do Encontro de Presidentes Sinodais da OASE - 2015

18/03/2015

Mensagem do Encontro das Presidentes Sinodais e Diretoria Nacional da Associação Nacional dos Grupos de OASE em Rodeio 12, SC

“Deixo-vos a paz”! Com essas palavras fomos recebidas com muita alegria e agraciadas com Culto eucarístico.

Mulher, obra-prima de Deus, é expressão forte e ousada e ao mesmo tempo comprometedora que nos remete a refletir “Quem sou eu? E o que me torna única?” Ela nos desafia a refletirmos sobre o que é ser mulher obra prima de Deus. Diante das diferentes situações de vida vividas por mulheres em todo o mundo, somos lembradas que elas também são obra-prima de Deus. Por intermédio de exemplos de mulheres da bíblia que foram ousadas, pioneiras, que tiveram coragem e medo, sábias e de muita fé somos encorajadas a imitá-las, tê-las como exemplo em nossas vidas. É preciso trazer à memória aquilo que nos traz esperança.

O tema abordado é um desafio aos grupos de OASE. Somos convidadas a andar na contramão do que a sociedade impõe quando nos coloca rótulos e etiquetas. Quando repetimos comportamentos de nossas mães e avós porque sempre foi assim. Como formadoras de opinião devemos estar atentas às mudanças. Por que meninos precisam usar azul e meninas precisam usar rosa?

Respondendo aos questionamentos “Como eu me vejo e o que gostaria de ver?” e “Encontro respostas se a minha vida faz sentido olhando para o que eu vejo?”, a espiritualidade faz a diferença.

Como grupos de OASE precisamos ser instrumentos terapêuticos e de comunhão que ajudem as mulheres machucadas pela vida. Precisamos estar vigilantes e atentas, num mundo em constantes transformações política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres não sejam questionados. Empoderar a mulher através da formação e do Evangelho e fortalecer as mulheres é fortalecer o mundo.

É na arte, no trabalho com nossas mãos, bordando, alinhavando, abraçando, acarinhando e até brincando de procurar casquinhas de ovos no pátio – recordando o tempo da infância – é que podemos dar significado ao tempo de quaresma e páscoa. O ovo é tido como símbolo da vida, porque dentro dele, há vida. Jesus saiu do túmulo e está vivo.

A noite foi descontraída com a brincadeira da amiga secreta e a leitura do texto de Érico Veríssimo – Mulheres.

A devocional lúdica a partir do texto de Efésios 5.8-10, remete-nos a vivenciar e perceber que sem a luz e a presença do Pai, toda obra sai imperfeita. Deus é no mundo a única luz. Sem ela só há trevas.

Com a explanação sobre os eixos temáticos e a sistematização dos questionários, a partir do PAMI, podemos planejar e descobrir a missão da OASE em nossos grupos, aprimorando nossas ações e propostas, avaliar sobre o que estamos conversando pelos caminhos da OASE. Ter um novo olhar frente às necessidades, dificuldades, dores e alegrias das mulheres e OASE. Vi- das em comunhão contando suas diferentes histórias.

Momentos de lazer nos proporcionaram conhecer a cultura local e o trabalho realiza- do pelas mulheres no Lar Elsbeth Koehler. Fomos abençoadas e enviadas de mãos abertas e regeneradas pelo Espírito Santo a vivermos Comunhão, darmos Testemunho e colocando-nos à Serviço de Deus neste mundo, com nossas mãos e dons.

Comissão de mensagem
Rodeio 12, SC 18 de março de 2015.

REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br