Menina dos olhos

Senhas diárias

19/04/2020

Moisés está no final de sua missão de conduzir o povo até a entrada da terra prometida, Canaã. Uma das últimas palavras que ele fala ao povo é um cântico, tipo um salmo. Neste cântico, ele afirma que o povo pode continuar confiando em Javé, o Senhor. Assim como Deus cuidou de seus antepassados, vai continuar cuidando do povo que vai se estabelecer na nova terra. Moisés quer fortalecer a confiança do povo e dar ânimo para esta etapa que está pela frente. Ao mesmo tempo que afirma o zelo de Deus pelo seu povo, exorta o povo a manter-se firme na fé em Javé e não seguir outros deuses e assumir outros credos e doutrinas de fé. Para falar do cuidado especial de Deus, Moisés usa o exemplo do cuidado que temos para com nossos olhos. Assim como nos esmeramos em cuidar de nossos olhos, Deus também se esmerou em cuidar do seu povo ao longo de toda a sua vivência. Quando algo coloca em perigo nossos olhos, a reação automática é fechar e proteger. Ninguém precisa ensinar isso para nós. Já nascemos sabendo fazer isso. Nossos olhos são preciosos e nosso instinto é de proteção automática. Isso Moisés usa como exemplo. Da mesma forma que protegemos os olhos, Deus protege a nós. Ele faz de tudo para vivermos bem e segundo seu querer.
Jesus vai na mesma direção de Moisés, falando do cuidado para com os seus, mas usa a figura do pastor e suas ovelhas. O mesmo cuidado que um pastor tem com seu rebanho, Deus, o Pai, tem com seu povo. Jesus exorta seus discípulos a terem confiança no Pai e não terem medo. Afirma que a vontade de Deus é dar seu Reino aos que estão sob o cuidado de Jesus e de toda a sua ação pela humanidade. Vale para nós nestes tempos de insegurança, de pandemia, mas também para todo e qualquer tempo que vivamos. Somos a menina dos olhos de Deus e somos seu rebanho precioso. Ele tudo fará, e já fez em Cristo Jesus, para que tenhamos vida abundante e salvação eterna. Podemos confiar que os males ao nosso redor não são maiores que o amor de Deus por nós. Firmemos nosso olhar no autor e consumador da fé, Jesus, pois Ele é por nós. Sigamos.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56148
REDE DE RECURSOS
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br