Luz na escuridão

Senhas diárias

03/10/2020

SENHAS DIÁRIAS - 03.09.2020
Os conceitos luz e trevas sempre acompanharam compreensões ao longo dos séculos e milênios, em vários povos e nações. Na Bíblia eles são usados para definir bem e mal, certo e errado, bom ou mau. O profeta Isaías usa o conceito de trevas para indicar povos, ou pessoas, que não conheciam a verdadeira fé em Javé, o Senhor. Os povos não judeus estavam em trevas e sobre eles viria a verdadeira luz que iluminaria a vida destes povos. É o que Isaías está afirmando com o versículo bíblico de hoje. Viver segundo os mandamentos e leis de Javé, dadas através de Moisés, era viver na luz. Não atender aos mandamentos era viver nas trevas. Ser do povo de Israel, segundo o Antigo Testamento, era viver na luz de Deus. Mas, mesmo entre os israelitas havia quem vivesse na luz, seguindo os mandamentos, e quem vivesse nas trevas, sendo idólatra, infiel ao Senhor e seguindo falsos deuses. Podemos dizer que nós cristãos, também mantemos este conceito de luz e trevas em relação à fé em Jesus. A figura de povos que andavam em trevas, isto é, sem a fé no Deus Javé, foi aplicada a cidades e pessoas que não conheciam a Cristo Jesus como Senhor. Ele passou a ser a luz do mundo e trouxe a vitória sobre a escuridão dos falsos deuses e falsas doutrinas.
Pedro afirma isso ao dizer que os cristãos foram iluminados pela luz de Jesus, a Luz do mundo, e que isso se tornou um ministério para os cristãos do mundo todo. Deus, em Jesus, chamou a Igreja Cristã para ser o novo Israel, a mensageira da luz para o mundo. Portanto, você e eu, nó, fomos escolhidos para anunciar a ação poderosa e maravilhosa do Perdão e da Salvação vindos através de Cristo Jesus. A luz já está sobre o mundo e precisa penetrar na vida de cada povo, de cada nação, de cada pessoa que habita o planeta terra. A Igreja Cristã é responsável por falar desta Luz, Jesus, e mostrar como é viver nesta Luz. Você e eu, eu e você, nós, somos chamados para mostrar ao mundo que Jesus tinha razão quando indicou que sua Palavra é a Palavra de Deus viva e atuante entre nós e através de nós. Vamos fazer assim, assumindo Jesus em nossa vida, e mostrando ao mundo que esta vida é uma mostra dos novos céus e da nova terra. Sejamos a luz de Cristo onde estivermos. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59289
REDE DE RECURSOS
+
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br