Jesus é o Senhor!

Senhas diárias

02/04/2019

Logo após a entrada na terra prometida e com a morte de Josué, houve uma época chamada de época dos juízes. Eram pessoas com certa liderança que Deus usava para dirigir a vivência das tribos por um certo tempo. Tornavam-se uma espécie de presidência da nação e tinham a função de legislar, executar e tomar decisões judiciárias diante dos problemas e necessidades que apareciam. As tribos estavam acostumadas com a liderança de Moisés, depois de Josué e sentiam a necessidade de alguém para servir de referência à nação. Foram várias pessoas que exerceram esta tarefa. Quando o povo clamava, alguém era levantado por Deus para guiar o povo e libertá-lo das invasões de povos vizinhos. Deus era presente com seu povo e sempre vinha em seu socorro. Na medida em que estas pessoas morriam, outra tomava seu lugar, escolhida por Deus e colocada na função. Hoje, mesmo que a palavra de Deus nos exorte, bem como Lutero, a obedecer as autoridades e tê-las como postas nos cargos por Deus, sabemos que a quase totalidade destas pessoas não agem como o Senhor Deus quer e espera de alguém alçado ao cargo por voto popular ou indicação de autoridades, como é o caso do STF e STJ e outros. Mas o Senhor continua a ouvir o clamor do seu povo e a mandar pessoas para libertar e dar nova caminhada.
Por seu lado, o livro do Apocalipse nos diz que a época dos juízes, dos salvadores da pátria, dos regimes autoritários, tanto de esquerda, de centro e de direita, apodrecidos por pessoas com má índole que roubam e atrapalham mais do que ajudam na condução da nação, e se entendem como autoridades inquestionáveis, ficou para trás. Há um único Salvador do mundo, Jesus Cristo, que veio trazer nova vida e nova sociedade, e os que querem ajudar a salvar o mundo precisam se pautar pelos seus valores. Ele nos trouxe perdão pleno e isso nos faz capazes de viver vida nova e ter novos valores, valores de Jesus, para viver com o próximo. A Ele seja dada toda a honra e toda a glória e os que não se pautam por Ele e ainda assim querem liderar, perdem-se em seus próprios caminhos, enveredando pela corrupção, motivada pela ganância e pela má índole que se impõe, pela injustiça, e justiça só para os contrários, pela perseguição dos diferentes, pelo preconceito e pela má intenção com relação aos bens públicos e buscando levar vantagens pessoais recebendo suborno e subornando. Jesus é o caminho para o novo tempo, mas precisa ser assumido por nós em seu jeito de ser e viver. A Jesus bendizemos e através dele aguardamos novo tempo. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51422
REDE DE RECURSOS
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br