Jesus é a cara do Pai!

Senhas diárias

16/03/2021

SENHAS DIÁRIAS - 16.03.2021
Êxodo 33.18 – Por favor, deixa que eu veja a tua glória.
João 14.8-9 – Filipe disse a Jesus: – Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada. Jesus respondeu: – Faz tanto
tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê, vê também o Pai.
Moisés viveu momentos muito difíceis. Ele estava, constantemente, entre a cruz e o punhal. Por um lado, o povo se mostrava com uma infidelidade e idolatria impressionantes. Por outro lado, ele convivia com o Senhor e este estava colérico com este jeito de ser do povo e queria arrasar com o mesmo. Como sacerdote, Moisés fazia o papel muito bem. Exortava o povo procurava mostrar os erros e, ao mesmo tempo, acalmava o coração de Deus argumentando e clamando em favor do povo. Em meio a tudo isso, Moisés vive seus sentimentos e limitações do ponto de vista emocional e também psicológico. Ele também fraquejava, como humano que era. Seu jeito de buscar apoio e forças é pedir para ver Deus, como de fato Ele é, e sua glória. Moisés busca pela certeza, apesar de já ter conversado tanto com Deus, de que o Senhor vai manter sua palavra e levar o povo até a terra prometida. O Senhor não permite que Moisés o veja o seu rosto, apenas suas costas. O profeta está precisando ser cuidado, animado e consolado. Muitas vezes estamos assim também. Situações, atitudes de pessoas, e também nossas, acontecimentos difíceis e outras coisas nos abalam e buscamos pela certeza de que Deus está aí mesmo. Às vezes temos momentos de incredulidade e outras vezes somos consolados em nossas dúvidas. Nestas ocasiões, ver a Deus seria tudo de bom.
Filipe e os outros discípulos estão se sentindo desamparados, pois Jesus está dizendo que vai embora. Filipe quer consolo e certeza e pede que Jesus mostre o Pai a eles. Assim como nós, como qualquer pessoa, mesmo estando junto com Jesus tanto tempo, os discípulos vivem momentos de dúvidas e de sensação de desamparo. Eles querem certeza. Eles querem ânimo e coragem para seguir adiante. Somos assim também, tantas vezes. E Jesus entende isso. Sua resposta é o que temos também hoje. A face de Jesus, seu jeito de ser e viver, é a face de Deus, é Deus vivendo entre nós. Jesus é Deus na cruz. Jesus é Deus ressuscitando. Jesus é Deus se mostrando claramente para nós. Nossas duvidas continuam em tantas situações, mas precisamos aprender a olhar para Cristo e perceber que nele está a presença plena do Pai. Não há como ver a Deus, mas há como ver a Jesus na sua Palavra. Confiemos em Cristo, pois Ele é Emanuel, é Deus conosco.

P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61500
REDE DE RECURSOS
+
Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br