Jeremias 29.1-14 - Eu sei os planos que tenho para vocês

Estudo Bíblico - Dia Mundial de Oração (DMO) 2022

17/11/2021

 

Dia Mundial de Oração
Preparado pelo Comitê do DMO da Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte

4 de março de 2022

“Eu sei os planos que tenho para vocês”

Estudo Bíblico - Jeremias 29.1-14

PREPARAÇÃO
O Estudo Bíblico foi elaborado para ser uma conversa criativa em grupo. Leia a seção das FORMAS CRIATIVAS DE LER, OUVIR E REFLETIR para escolher o exercício de grupo a ser utilizado e prepare de antemão os materiais, por exemplo: fantoches, cenário, música de fundo, mapa bíblico e mapa múndi atual, fotos de situações que podem ser percebidas como experiências de exílio.
Leia a seção UMA PALAVRA SOBRE DEUS, NOSSA MÃE E NOSSO PAI, no Culto de Adoração para ficar ciente do contexto da oração de abertura.

ORAÇÃO DE ABERTURA
Deus, nossa Mãe e nosso Pai, viemos hoje a ti para estudar a tua verdadeira palavra. Nós declaramos que estamos abertos para ouvir-te e aceitar teus bons planos para nossas vidas. Nós te amamos e te agradecemos por teu Filho Jesus Cristo. Amém.

PREPARANDO A CENA
O século sétimo aC foi um período de grande turbulência para Israel, Judá e as nações vizinhas. O brutal Império Assírio, que colocara o reino de Israel de joelhos, estava falindo. Em seu lugar, os poderosos babilônios estavam ganhando influência. Foi nesse mundo muito instável que Jeremias nasceu, por volta de 650 AC. Seu chamado profético veio por volta de 627 AC. Deus o havia escolhido enquanto ele ainda estava no ventre de sua mãe e ele deveria ser nomeado um profeta para as nações. O jovem Jeremias se sentia mal equipado para uma tarefa tão grande, mas Deus tocou seus lábios e garantiu-lhe sua presença poderosa (Jeremias 1.4-10). Seu ministério foi muito exigente e exigiu grande coragem. Envolvia prisão e privações. A passagem bíblica escolhida para o nosso serviço do Dia Mundial de Oração mostra a oposição feroz que Jeremias teve de enfrentar.

O livro de Jeremias foi escrito por volta da época do exílio da Judéia na Babilônia (atual Iraque). Judá havia sido conquistado e a sua cidade sagrada de Jerusalém estava em ruínas. Seu templo - o lugar onde eles acreditavam que Deus residia - fora destruído. Uma comunidade de elite do povo de Judá - o rei e a rainha-mãe, os líderes, a nobreza e os artesãos - foram levados para o exílio. Seu futuro parecia sombrio. O Salmo 137 mostra a saudade desesperada deles e o desejo de voltar a Jerusalém. Sem seu templo, eles não podiam oferecer sacrifícios - uma prática que era parte integrante de sua fé.

LEIA Jeremias 29.1-14

FORMAS CRIATIVAS DE LER, OUVIR E REFLETIR

• Leia a passagem de Jeremias em voz alta duas ou até três vezes, bem devagar. Depois de cada leitura, reflita silenciosamente sobre os versículos e passe alguns minutos ouvindo a Deus. Desta forma, você permitirá que a Palavra de Deus flua em seu coração e mente.

• Dramatize a leitura, talvez usando fantoches e cenários básicos e tocando música de fundo.

• Veja um mapa da área geográfica da Babilônia e Jerusalém nos tempos bíblicos e no século 21. Identifique a jornada dos exilados. Desenhe um mapa para representar a jornada da sua vida e trace os planos de Deus ao longo dela. Compartilhe suas esperanças para a sua própria vida e aquelas para sua igreja e comunidade.

• Veja fotos que representam formas de exílio. Tente imaginar como sentir-se exilado da comunidade, se você fosse, por exemplo, um refugiado, um prisioneiro, um idoso, um desempregado, um solitário ou um sem-teto. Escolha uma situação que possa ressoar com você e diga porque.

Nossa passagem escolhida é parte de uma carta que contém a mensagem de Deus a Jeremias para os exilados. Jeremias exortou os exilados a construir casas, plantar jardins, constituir família e buscar o bem-estar da cidade, onde Deus os enviou para morar. Deus também os alertou para não darem ouvidos aos falsos profetas e adivinhos que prometiam que logo voltariam para casa. A mensagem de Deus foi clara: ore pela cidade em que você vive, busque o bem-estar dela e você encontrará o seu bem-estar. Jeremias exortou-os a aceitar sua situação atual e a se preparar para se estabelecer ali.

Perguntas para você pensar e compartilhar:

• Como você acha que os exilados reagiram às notícias de que deveriam estar preparados para se estabelecer em um país estrangeiro? Qual seria a sua reação?

• Quais foram as condições que eles tiveram que seguir antes de poderem voltar para casa? Como você se sentiria depois de ouvir sobre os planos de Deus?

Depois da exortação, uma promessa! Eu sei os planos que tenho para vocês. Deus não havia esquecido sua promessa de trazer o povo de volta para sua própria terra, mas levaria 70 anos antes que isso fosse cumprido. Sete anos teria parecido muito tempo para a maioria, mas 70? Os sonhos dos exilados devem ter sido destruídos com a leitura desta carta. Muitos teriam se sentido sem esperança. Depois de tantos anos, seria a próxima geração voltando para casa em Judá!

Esperança e um futuro

As palavras de Deus continham mesmo esperança. Da parte deles, o povo de Judá teve que reconstruir o seu relacionamento com Deus que havia sido quebrado pelo pecado e desobediência aos seus mandamentos. Quando eles buscassem a Deus seriamente por meio da oração e da adoração, eles o encontrariam. Ele também queria que eles construíssem um relacionamento com os habitantes locais. Eles conseguiriam isso em comunidade e por meio de ações orantes. Seu tempo de espera na Babilônia seria difícil e frustrante, porém, quando esse tempo acabasse, seu futuro seria restaurado e suas famílias poderiam retornar à sua terra natal, como Deus havia prometido.

Esperança para o mundo de hoje

Em todo o mundo de hoje, milhões de pessoas estão no exílio, tendo deixado seus países por causa da guerra, perseguição, medo e fome. Outros estão em uma jornada perigosa e difícil para o que esperam ser um lugar seguro. Para muitos, há pouca possibilidade de voltarem para casa em um futuro próximo.

Perguntas para você pensar e compartilhar

• É possível alguém sentir que está em uma espécie de exílio, mesmo que esteja seguro em seu próprio país?

• Como oramos pelos que estão no exílio e talvez os ajudemos? Como podemos levar esperança às pessoas em situações nas quais elas sentem que não há saída?

AÇÃO ORANTE

A carta de Jeremias expôs as tensões políticas e sociais de seu tempo, mas também uma promessa de guiá-los para o seu futuro: Eu sei os planos que tenho para vocês. Precisamos trabalhar por uma sociedade onde haja justiça para todos, especialmente para os mais vulneráveis. Em todo o mundo, precisamos trabalhar juntos para resolver os grandes problemas que enfrentamos, como aquecimento global, pobreza, doenças, migração forçada, crise de refugiados ou falta de amor com quem discordamos. Acreditamos que Deus tem planos para cada um de nós, planos para o bem e não para o mal. É nossa vez de colocar em prática nossa esperança para o futuro. Deus está sempre conosco, mesmo quando pode ser difícil de entender.

Ouça uma história de ação orante. A versão completa da história está no Programa das Crianças e dos Jovens.

Eu sou Grace. Tenho 24 anos. Minha esperança é ... que todos aqueles que buscam segurança no Reino Unido sejam bem-vindos, abraçados e recebam o apoio de que precisam. Quando os noticiários no Reino Unido começaram a se encher de histórias de pessoas cruzando o Mediterrâneo em botes e arriscando suas vidas para chegar à Europa, não pude ignorar. Meu coração se partiu porque as pessoas foram forçadas a fugir de suas casas e estavam arriscando suas vidas para chegar ao nosso continente.

Meu Deus é um Deus de justiça e esta era uma injustiça grave e prejudicial que estava acontecendo na minha porta. Em setembro de 2017, mudei-me para Calais para ser voluntária na Cozinha Comunitária de Refugiados. Acabei ficando 6 meses, trabalhando como motorista e líder de distribuição. Deus me deu uma rede de apoio incrível - tanto em Calais quanto de casa. Acho que as pessoas encontram esperança na amizade.

• 0 #WDPhope da Grace é para os refugiados. Qual é a sua esperança para o DMO?

• Grace tinha paixão por restaurar o valor dos refugiados e sua paixão a levou a servir de maneira prática. Que passos você pode dar esta semana para ajudar a transformar uma injustiça?

• Queremos criar um movimento de portadores de esperança apaixonados em todo o mundo. Compartilhe um problema pelo qual você é apaixonada, escrevendo-o em um pedaço de papel, compartilhando-o com o grupo e, em seguida, enviando-o nas redes sociais usando #WDPhope.

Que sejamos inspirados por esta leitura de Jeremias a confiar que, no final das contas, Deus trará um plano perfeito para realização em nossas vidas. Nós oramos que Deus, nossa Mãe e nosso Pai, nos usará para ajudar os outros quando a vida parecer uma luta muito grande.


Direitos Autorais © 2020 Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração, Inc.

“Eu Sei os Planos que Tenho para Vocês” foi preparado pelo Comitê do Dia Mundial de Oração da Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte para o Culto de Adoração e Atividades Educacionais para a celebração anual do Dia Mundial de Oração (DMO) de 2022. Os materiais do DMO são desenvolvidos para o uso exclusivo dos programas do DMO organizados por comitês nacionais ou locais e suas organizações parceiras. Para qualquer outro uso, os materiais do Pacote de Recursos do DMO 2022 não podem ser reproduzidos sem a permissão do Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração (WDPIC).

Direitos de reprodução limitados concedidos - Estudo Bíblico, Serviço de Adoração, História do País, Programa para Crianças, Arte e Declaração da Artista, Hinos compostos pelo DMO e fotos podem ser reproduzidas - impressas ou eletronicamente - para atividades do DMO com congregações e grupos, se o crédito apropriado for dado. Os Comitês Nacionais / Regionais do DMO têm permissão para revender reproduções dos recursos para os fins do programa do DMO.

Somente os Comitês Nacionais / Regionais do DMO conectados ao WDPIC (Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração) podem disponibilizar online o pacote de recursos ou seções dos materiais. Os comitês que disponibilizam materiais online devem garantir que os grupos e indivíduos que acessam os materiais online prestem contas ao comitê.

Os hinos sugeridos para o Culto de Adoração e Programa para Crianças incluem informações protegidas por direitos autorais dos editores. A permissão para reproduzir ou traduzir as músicas deve ser obtida com os editores. O WDPIC (Comitê Internacional do DMO) só dá permissão para reproduzir ou traduzir os hinos originalmente compostas para programas do DMO.

Quaisquer ofertas ou fundos coletados relacionados às atividades do DMO devem ser relatados aos comitês do DMO.

As citações das escrituras são da Nova Versão Padrão Revisada da Bíblia, Direitos Autorais © 1989 da Divisão de Educação Cristã do Conselho Nacional de Igrejas de Cristo nos Estados Unidos e são usadas com permissão. Todos os direitos reservados.

Para maiores informações, por favor contactar:

World Day of Prayer International Committee
(Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração)
475 Riverside Drive Room 729
Nova York, NY. 10115. USA
admin@worlddayofprayer.net - http://worlddayofprayer.net
 


Âmbito: IECLB
Área: Ecumene / Organismo: Dia Mundial de Oração - DMO
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 65209
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br