O Sínodo Uruguai e o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) convidam os agricultores familiares e interessados para participarem do IV Seminário da Agricultura Familiar.
Data: 09 de setembro de 2014
Local: Nova Estrela – Arabutã/SC
Início: 9:00 h
Tema: Abelhas Nativas sem Ferrão
“Um pequenino ser, um inseto, trabalhador, exemplo de sociedade perfeita e organizada que se fosse seguida pelos humanos, transformaria o mundo, no paraíso terrestre conforme a vontade do supremo Criador”.
A meliponicultura é muito importante na composição dos sistemas agroflorestais, na produção agroecológica e na preservação e promoção da biodiversidade.
As abelhas brasileiras sem ferrão são responsáveis, conforme o ecossistema, por 40 a 90% da polinização das árvores nativas. Daí a importância das mesmas na biodiversidade, inclusive garantindo vida para as gerações futuras.
O principal interesse pela criação de abelhas sem ferrão está no prazer que o manejo diário proporciona as pessoas, uma vez que esta atividade não representa qualquer risco de acidentes com enxames. É a natureza, e indiretamente o ser humano os que mais lucram com os efeitos da criação e preservação destas abelhas e sua principal função na natureza é a polinização das flores e, consequentemente, produção de frutos e sementes.
Não esquecer:
Trazer sementes crioulas (milho, feijão, abóbora, moranga, hortaliças,....), mudas, ramas,... para trocar e doar.
“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia / Subnível: Missão - Diaconia - Terra e agricultura / Organismo: Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA
Promotor: Sínodo Uruguai e CAPA
ID: 29444