Intercâmbio cultural

Artigo

20/01/2006

De 1997 a 2003, trabalhei como assessor teológico para assuntos do Brasil e da América Latina no Centro de Missão Mundial e de Serviço Cristão ao Mundo da Igreja Evangélica Luterana de Hamburgo, Alemanha (NMZ). Lá tive a oportunidade de ampliar meus horizontes, de oferecer cursos, seminários, palestras, encontros sobre temas de nossa prática de fé e vida. Partilhei conhecimentos e experiências com representantes das grandes religiões mundiais. Foram anos abençoados..

Este Centro de Missão Mundial desenvolve vários programas missionários de serviço à vida na Alemanha e no mundo todo. Um dos programas que eu considero pessoalmente muito importante é denominado de Der andere blick. Por meio deste programa, jovens da Alemanha ganham a oportunidade de conhecer outros países, outra gente, outras culturas, com o objetivo de ver e compreender o mundo, a vida, a espiritualidade, numa ótica e numa perspectiva não européia.

Como participante deste programa, esteve entre nós de setembro a dezembro de 2005 a jovem alemã Tanja, 20 anos, de Hamburgo, estudante de sociologia e teologia. Tanja gostou de Joinville. Gostou das pessoas, da boa acolhida, do calor humano, da partilha e da vivência de fé, da natureza e sua diversidade biológica.

Antes de partir, deixou conosco um texto muito bonito e significativo. Partilho com vocês algumas frases escritas por ela:

Três meses num outro país, numa outra cultura, sem família, sem amigos, sem saber falar português, sozinha. Amor, carinho, luz, respeito. Eu não consigo viver sem estes valores, sem amor, não consigo respirar sem luz, sem esperança. Será que eu vou encontrar estas coisas no Brasil? Não é fácil decidir fazer uma viagem assim. Tem que ter muita coragem, mas com certeza vale a pena! É uma experiência que fica para sempre. Ninguém pode roubar de mim.

O tempo passou tão rápido, mas para mim estes três meses mudaram bastante a minha vida. Sim, eu encontrei amor, luz e amizade! Encontrei pessoas muito legais, fiz amizades e nunca vou esquecer minha estadia aqui em Joinville, na Paróquia da Paz! Eu também encontrei paz e eu encontrei Deus! Agora eu sei que eu não vim sozinha. Deus está sempre comigo. Ele está sempre ao meu lado! E mais uma coisa eu aprendi: viver com Deus significa também viver na sua comunidade. Estar lá, onde irmãos e irmãs ajudam carregar os sofrimentos uns dos outros. Por exemplo, com um abraço ou com oração. Oração ajuda. Sofrimento traz ansiedade e oração traz paz. Quem vive com Deus pode também viver com Ele no sofrimento.

Eu agradeço a todos e todas vocês pela acolhida e por todas as amizades! No começo eu pensei que três meses é muito tempo e agora já é tempo para ir embora e eu queria ficar mais tempo. Eu encontrei uma grande família aqui com vocês! Obrigada! Que a paz do bom e querido Deus acompanhe a Tanja no caminho da vida e que ela possa ver em cada amanhecer um sinal do amor de Deus.

Ari Knebelkamp
pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
na Paróquia da Paz
em Joinville - SC

Jornal A Notícia - 20/01/2006

REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br