Informações sobre o País - Eslovênia

05/12/2018

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO
Preparado pelo DMO da Eslovênia
1 de março de 2019
Venham porque tudo está preparado»

INFORMAÇÕES SOBRE O PAÍS

A República da Eslovênia [ Republika Slovenija] é um país da Europa Central. A Eslovênia tem uma superfície de 20,273 km2. A montanha mais alta é o Triglav, com 2864 m. A Eslovênia tem 2 milhões de habitantes. Liubliana é a capital e tem cerca de 280.000 habitantes. A língua oficial é o esloveno. O país proclamou sua independência em 27 de junho de 1991. A moeda corrente é o euro.

CLIMA, FLORA E FAUNA

A Eslovênia está no cinturão de clima temperado. É o terceiro país com maior área florestal da Europa. Mais de 60% de sua extensão é coberta por florestas. A maior área protegida é o Parque Nacional de Triglav. Florestas naturais estão apenas a 60 km da capital. Nas proximidades das cidades podem ser observados animais selvagens, que correm risco de extinção. Todos os animais pertencem a espécies protegidas. A abelha de Kranj é uma espécie nativa de abelha e o orgulho da Eslovênia.

HISTÓRIA

Pré-história

Como demonstrado pelos achados arqueológicos pré-históricos, o território já era habitado em 2500 AC.

Era cristã

Vestígios do Cristianismo datam do primeiro século da era cristã, com a chegada do diácono Elias, que chegou no ano 46 d.C. Ele foi martirizado no ano 56 d.C. O primeiro escritor em solo esloveno, Victorino de Pettau, falecido em 304 d.C., foi o autor de um comentário sobre as Escrituras Sagradas em Latim. Na cidade de Kostabona nasceu São Jerônimo, autor da Vulgata, a tradução latina da Bíblia, datada do início do século V.

No final da época medieval, em toda a região da Eslovênia, o ensino era ministrado em Latim ou, em menor medida, em Alemão. O idioma esloveno era a língua falada no dia a dia. Em meados do século 16, Primaz Trubar, também conhecido como o Martin Luther da Eslovênia, iniciou um forte movimento de reforma luterana e estabeleceu as bases da literatura eslovena e da linguagem literária. Nos anos 1550/51 foram impressos os primeiros livros em língua eslovena e em 1584 os eslovenos tiveram sua própria tradução da Bíblia.

No início do século XVII, o absolutismo real e a Igreja Católica se opuseram ao Protestantismo. No período do Despotismo Ilustrado, no final do século XVIII, a escravidão foi abolida e foi permitido aos judeus e aos protestantes se estabelecerem no território. No final do século XVIII, as guerras napoleônicas chegaram à Eslovênia e, por um breve período (1809-1813), as forças francesas ocuparam partes do território. Ljubljana, tornou-se a capital das províncias da llíria. Após a derrota de Napoleão (1815) e durante o período que antecede a revolução de 1848, foi inaugurada a primeira linha de trem, ligando a Eslovênia a Viena e a Trieste.

Séculos 20 e 21

A primeira guerra mundial causou numerosos prejuízos. Sob a Entente Cordiale estabelecida no período entre as guerras, as regiões da Eslovênia foram divididas entre a Iugoslávia e a Itália.

Após o final da segunda guerra em 1945, as táticas do Partido Comunista levaram ao chamado massacre extrajudicial do pessoal civil e militar do pós-guerra. Até esta data, foram identificadas cerca de 600 valas comuns. Em 1963, o nome do país foi mudado para República Federativa Socialista da Iugoslávia (RSFI) e passou à história como um estado não aliado, sob a liderança de Josip Broz Tito. Após a morte de Tito em 1980, o povo esloveno exigiu a democratização e a reorganização dos Estados Iugoslavos, incorporando mais tarde a exigência de terem reconhecidos os direitos humanos e a liberdade, incluindo o pluralismo político.

Hoje, a Eslovênia é uma República Democrática Parlamentar. O governo é chefiado pelo primeiro- ministro, que é auxiliado por outros Ministros. O sistema eleitoral é de representação proporcional. O Presidente é eleito a cada cinco anos. Borut Pahor é o atual presidente. (2017).

ECONOMIA

Na zona rural há pequenas plantações familiares e criação de gado. Apesar das medidas com base na política agrária, as áreas utilizadas para a agricultura continuam a diminuir devido à negligência, ao crescimento das áreas urbanas e à infra-estrutura de transportes. Quase dois terços da população trabalha na área de serviços, enquanto o terço restante é empregado na indústria e na construção. As principais atividades são: fabricação de veículos, equipamentos elétricos e eletrônicos, máquinas, produtos de madeira, indústria farmacêutica e produção de matérias primas.

EDUCAÇÃO

Por lei, todas as pessoas devem ter acesso à educação, que é livre para todos os níveis de ensino, depois do jardim de infância. O ensino primário é obrigatório a partir do século XVIII. Essa exigência é aplicada a todas as crianças entre 6 e 15 anos de idade. No país há 452 escolas primárias, mantidas pelo governo, 5 escolas particulares e 28 para pessoas com necessidades especiais. Para jovens maiores de 15 anos, há 211 programas de educação. É facultada a escolha entre a educação geral e a profissionalizante, ou cursos técnicos especializados em programas de educação. A Eslovênia tem 5 universidades e 40 instituições de ensino superior.

SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

O sistema de bem-estar social dá acesso aos serviços de saúde, assistência social e educação a quem necessita. As pessoas desempregadas, os anciãos ou os que enfrentam situações excepcionais têm direito de receber ajuda econômica. Em geral, as mulheres do país podem decidir quando ter filhos. Contraceptivos e assistência médica ginecológica são gratuitas através do seguro de saúde obrigatório. O aborto é legal e é realizado em clínicas ginecológicas. As mulheres trabalhadoras têm direito à licença de maternidade, a partir de um mês antes do nascimento do bebê até completar um ano. Durante esse período, elas recebem salário como se estivessem em efetivo exercício. Os pais também podem solicitar licença paternidade. Os avós aposentados ajudam seus filhos, muitas vezes desempregados ou trabalhadores temporários, no cuidado dos netos.

RELIGIÃO

A Eslovênia foi influenciada por diversas seitas e religiões, trazidas por diferentes povos e culturas. À Reforma Luterana seguiu-se a Contra-Reforma. A contribuição significativa da Reforma para a prática de culto moldou a identidade eslovena, com a impressão dos primeiros livros e da Escritura Sagrada no idioma do país. Durante o regime comunista, após a segunda guerra mundial, as convicções religiosas tornaram-se enfraquecidas. A prisão e a perseguição
restringiam o acesso ao trabalho dos crentes, que eram discriminados. Após a independência da Eslovênia, em 1991, as instituições religiosas recuperaram seu papel social. O censo de 2002 revelou que os quatro grupos religiosos mais fortes no país são: os católicos romanos (aprox. 60%), os ortodoxos e islamitas (cada um com 2,5%) e os luteranos (com aprox. 1%). A população restante não apresenta convicção religiosa. Após a independência, o governo reconheceu a contribuição cultural da igreja protestante e declarou feriado nacional o 31 de outubro, Dia da Reforma.

MULHERES

As mulheres constituem 50,5% da população da Eslovênia, uma vez que vivem mais que os homens. A expectat iva de vida de uma criança nascida após o ano 2000 é de 82 anos. O nível de emprego feminino está em torno de 65%. Mais de 92% das mulheres trabalhadoras, trabalham em regime de tempo integral. Nas famílias em que marido e mulher trabalham, o cuidado da casa e dos filhos é compartilhado entre eles e com os avós. No entanto, muitas vezes, são as mães que suportam a carga mais pesada, no que se refere às tarefas domésticas, como comprar e cozinhar alimentos, limpar a casa, lavar roupas e ajudar com as tarefas escolares dos filhos.

DMO NA ESLOVÊNIA

O primeiro culto do Dia Mundial de Oração na Eslovênia teve lugar no ano 2000 e foi organizado por Ljudmila Schmidt Semerl, da Suíça. Em 2001, Corinna Harbig organizou um culto bilíngue em alemão e esloveno em Ljubljana. Atualmente, o culto do DMO é celebrado em 6 locais no país, com a colaboração de cerca de 100 mulheres e participação de cerca de 500 pessoas. As mulheres do DMO são principalmente das igrejas: Católica, Luterana, Pentecostal e Evangélica. O Comité Nacional reúne-se regularmente duas vezes por ano, para preparação e para avaliação. Eslovênia segue o lema do DMO: Informar-se para orar'' e orar para agir''.

(Este texto resumido faz parte do material educativo para a celebração anual do DM0/ 2019)


Veja em anexo: PowerPoint em inglês e apresentação em espanhol

REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br