Igrejas são desafiadas para a missão comum no novo século

03/06/2010

Cem anos após a Conferência de Edimburgo, reunida em 1910, em Edimburgo, Escócia, cristãos são desafiados a lançar em conjunto um novo começo para a missão comum no século 21, afirmou o secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Olav Fykse Tveit, na abertura do encontro da Conferência Mundial de Missão 2010, realizada no mesmo local.

Tveit enfatizou a necessidade de conciliar evangelização e testemunho profético. É importante manter uma dialética saudável e tensão criativa entre as diversas dimensões do nosso chamado”, disse.

A Conferência Mundial de Missão 2010 iniciou-se no dia 3 de junho, quinta-feira, no campus da Universidade de Edimburgo, com um clima de motivação e expectativa. O pastor presidente da IECLB e moderador do CMI, Walter Altmann, participa da conferência.

Na celebração de abertura, a música reuniu produções de lugares distintos, em inglês, francês e espanhol, misturando ritmos dos cinco continentes. O ambiente foi decorado com folhas de palmeira, de tecidos variados e com estampas coloridas.

Para dar testemunho de Cristo é necessária tanto a evangelização quanto a postura profética de Cristo, com a luta pela justiça, pela paz e pelo cuidado da criação, insistiu Tveit.

Com um público eclético, especialmente dos pontos de vista étnico, cultural, social e econômico, o secretário-geral do CMI destacou que a missão e a unidade são inseparáveis: Missão e unidade caminham juntas”, frisou.

Após lembrar que o evento celebra o progresso do cristianismo no último século, Tveit arrolou as difíceis lições, aprendidas nesse período, observando as relações entre a missão e colonialismo, as vergonhosas lutas de poder e o fato de que a missão é um tema desafiador em nossas relações com pessoas de outras religiões.

Ele concluiu afirmando que ninguém precisa de movimentos e igrejas triunfalistas. O mundo precisa de discípulos fiéis de Cristo, sempre carregando a cruz com amor e solidariedade para com o mundo pelo qual Cristo morreu.

O diretor internacional da Aliança Evangélica Mundial, reverendo Geoff Tunnicliffe, espera que a Conferência de Edimburgo 2010 ajude os participantes a alcançarem um compromisso renovado para dar testemunho de Cristo, com o amor do Pai e no poder do Espírito Santo, em todos os cantos do globo.

Mesmo não sendo realista esperar que as diferenças históricas sejam resolvidas em poucos dias de convivência, afirmou, Tunnicliffe espera que durante a conferência os participantes sejam capazes de ouvir uns aos outros – com amor e respeito – construir pontes ao invés de criar abismos, rezar juntos, aprender lado a lado e estabelecer novas amizades.

O teólogo presbiteriano britânico manifestou alegria porque pode contemplar a diversidade da fé cristã reunida em um só lugar. (Fonte: Antonio Carlos Ribeiro/ALC)

 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br