Igreja que não incomoda, acomoda!

17/12/2005


Eu fico entristecido com a pessoa que se afasta da Casa de Deus porque a Palavra é pregada com compromisso, com seriedade, cutucando o sujeito para que ele leve uma vida séria com Cristo. Mas eu ficaria muito mais entristecido se a Palavra do Senhor fosse pregada apenas para agradar os ouvintes. Eu ficaria muito mais entristecido se a Palavra não fosse pregada seriamente porque poderia afetar fulano ou ciclano. Eu ficaria muito mais entristecido se a Palavra pregada deixasse as pessoas acomodadas na sua vidinha de pecados. A Igreja não foi chamada para bajular ninguém. Ela foi chamada para anunciar a Palavra de Deus com toda a sua beleza e dureza. Diz-nos o texto bíblico (João 6.66) que, após Jesus ter proferido algumas palavras, muitos discípulos o abandonaram: À vista disso, muitos discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. (*) Quantos fazem o mesmo hoje! Só querem ouvir coisas doces, agradáveis aos ouvidos! Não querem nada que lhes incomodem!

Muitas pessoas procuram uma igreja que lhes agrade. Não gostam de pregadores ou de igrejas que coloquem o sal na ferida. As pessoas dizem: Hoje em dia há igrejas para todos os gostos. E esse é o meu medo. A igreja não deve estar aí para me agradar, mas para anunciar a Palavra de Deus com retidão. Se é sal na minha ferida, que venha! Que queime! Certamente, isso é para o meu bem. Portanto, eu digo a ti: Não vá a uma igreja que não lhe incomode. Não vá a uma igreja que apenas lhe promete bênçãos sobre bênçãos. Não vá a uma igreja onde Deus foi transformado num velhinho bonachão que dá o que eu quero e nunca me censura. Não vá a uma igreja onde transformaram Deus num mero fazedor de milagres. Não vá a uma igreja onde transformaram Deus no gênio da Lâmpada de Aladim: Esfrega um pouquinho, quem sabe com algumas notinhas de 50 reais, e lá vem o gênio para lhe conceder os desejos, as bênçãos. Se a nota for menor, tanto menor é a bênção. Se for maior, a bênção será grande.

O meu Deus não é um mero fazedor de milagres. Ele não é um velhinho bonachão. Não é negociante e nem gênio da lâmpada. Meu Deus é o meu Senhor! Ele não foi transformado num boneco, numa marionete para me agradar. Mas Ele é o meu Senhor! A Sua vontade está acima, e bem acima, da minha. O meu Deus é Aquele que fala o meu coração. Não é Aquele que se deixa encostar na parede para ser pressionado por ninguém. Quanta gente pensa que pode pressionar Deus para lhe conceder uma bênção. Esse não é o meu Deus! O meu Deus é Aquele que tem Palavra de salvação, de correção para mim. É Aquele que me pega no colo quando necessito, mas também é Aquele que me puxa as orelhas quando necessário. E louvo ao meu Deus pelas vezes que Ele me puxou as orelhas! E que me puxe sempre que eu procurar andar por um caminho errado. Essa é a minha oração!

Por isso, prezado leitor, prezada leitora, vá a uma igreja onde Deus é o Senhor! Não vá a uma igreja porque ela parece quente por causa do seu louvor e oração inflamados. A igreja quente é aquela que louva a Deus de todo coração com as suas palavras, com a sua vida, com a sua reta doutrina, com a sua oração pura e santa, com seus belos hinos.

Não tenha a idéia equivocada de que, por causa do jeito da liturgia, determinada igreja é fria ou quente. Olhe o conteúdo dessa liturgia. Veja a profundidade e a beleza da mesma. Quanto aos hinos, por exemplo, gosto de hinos novos e dos hinos tradicionais. E tenho profundo respeito e carinho pelos hinos antigos. Eles não são frios e menos espirituais. Eles têm um conteúdo e uma profundidade que são de uma riqueza extraordinária.

Procure uma igreja que te incomode e não uma que te acomode! Espero que a nossa, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, sempre se encaixe no perfil da Igreja que incomoda! Amém.

 


Autor(a): Telmo Noé Emerich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7818
REDE DE RECURSOS
+
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br