Idosos - Salmo 92.13-15 - Missionário Felipe Milani - 03 de setembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

02/09/2020

 

Olá! No ano de 2003 se tornou vigente no Brasil o Estatuto do Idoso. Dentre vários princípios que influenciaram esse estatuto, destaco o princípio da autorrealização.

Significa que uma pessoa idosa tem o direito de aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades.

Esse público precisa ser valorizado e pode dar muito ainda de si, respeitando obviamente suas limitações.

Quando penso sobre esse assunto, logo me vem em mente o Salmo 92.12-15: O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.

Esse salmo apresenta duas árvores como exemplos, metáforas de que ainda em idade avançada, uma pessoa tem força para produzir coisas boas, desenvolver suas potencialidades.

A primeira Imagem é a Palmeira. Aparentemente parece ser uma árvore frágil, por ser alta, diâmetro pequeno. Podemos pensar que um vento forte pode derrubá-la. Mas na verdade as raízes dessa árvore são consideradas uma das mais fortes que existem.

Pela imensidão de experiências de vida, de fé, idosos e idosas são firmemente enraizados. suportaram e suportam coisas que talvez jovenzinhos como eu não aguentariam! Pessoas idosas devem se orgulhar daquilo que já viveram, das tempestades que já passaram na vida.

A Palmeira tem apenas uma fragilidade...não resiste ao frio. Precisa de calor. Ou seja, os idosos precisam ser cuidados, precisam do calor de Deus, do afago de um familiar, de um amigo ou amiga por perto.

A Palmeira floresce praticamente o ano todo e depois das flores chegam os frutos. Se floresce o ano todo é sinal de que tem vigor, tem vida. O salmo diz que esses frutos anunciam a justiça de Deus. Ouçamos mais os idosos e idosas, podemos nos surpreender com palavras inspiradoras, de sabedoria e retidão.

A segunda Imagem que o salmo apresenta é o Cedro do Líbano. Uma árvore que simboliza a força.
É uma espécie de árvore que vive centenas de anos, porque seu crescimento é lento. Passa a ideia de que devemos aproveitar bem cada relance da vida, construí-la com prudência. Ter a perspectiva da longevidade, procurando se preparar para uma velhice saudável.

Seus troncos e os desmembramentos fazem o cedro ser uma árvore acolhedora, segura. Vai abraçando, através de suas raízes qualquer obstáculo e nada a impede de crescer. A imagem que passa é de acolhimento e abraço. De que é bom estar sob sua sombra. Quando recebemos um abraço de um idoso e idosa, quando estamos em sua presença, em verdade, recebemos história, recebemos fé.

Celebremos a velhice que já veio para alguns e algumas e que chegará para outros e outras. Reconheçamos que plantados no amor, na misericórdia, na vida de Deus, bons frutos daremos, do início ao fim de nossas vidas. Amém.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br