SENHAS DIÁRIAS - 08.08.2021
Isaías 25.5 – Senhor, tu calaste os gritos de vitória de homens violentos.
Lucas 1.51-52 – Maria disse: Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições.
O profeta afirma que Deus tem a última palavra. Especialmente quando se trata de poder. Ninguém está acima do Senhor e ninguém pode confrontar o Senhor e sair vitorioso. Por isso Ele é Senhor. A confiança em Deus era uma marca dos profetas de Israel. Diante dos perigos e dificuldades, eles ajudavam o povo a perceber que Deus estava presente e nada podia ser maior do que Ele. Esta confiança era a força do povo para resistir a tantas dificuldades que se abateram sobra a nação. Na verdade, por mais forte que alguém seja ou por mais poder, bens, riquezas que tenha, a pessoa tem um limite de vida. Isso é o jeito de Deus calar os gritos de vitória de homens violentos e maldosos. Também dos não violentos mas igualmente maldosos.
É o que Maria canta ao louvar o Senhor por ter sido escolhida para sera mãe do Filho de Deus. Ela afirma que o poder terreno é nada diante do Senhor. Logo ali adiante a morte vai mostrar que todo o orgulho é breve e passageiro. Maria canta que Deus fez o mais importante para Ele, e para nós, ser o menos importante para a sociedade. Deus derruba dos seus tronos os que querem viver como se Ele não existisse. Ou que querem viver como se Ele fosse conivente com todos os males e com todo o orgulho, ganância, ostentação que carregam em suas vidas. No final, todos perceberemos que Ele tem, de fato, a última palavra. A Ele tudo pertence e dele vem tudo o que é importante para se viver. Bem aventurados os humildes porque deles é o Reino dos Céus. Sejamos humildes, segundo a humildade ensinada por Jesus, e vivamos vida que não se impõe sobre as outras pessoas com violência, com enganação, com artimanhas. P. Luiz Carlos.