Histórico do Grupo Saúde e Alegria - Acesa de Vila Pavão

Em 2015, o Espaço Terapêutico da Saúde foi inaugurado para melhorar o atendimento

09/03/2015

1 | 1
Ampliar

Em 1973, diante da falta de atendimento na área da saúde foi instalado e inaugurado nas dependências da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Vila Pavão um miniposto de saúde pública. A iniciativa foi do Pastor Rosalvo Dalla Barba, por meio de um convênio com a Secretaria do Estado da Saúde - Acares, na época. Neste miniposto eram realizados: vacinas, curativos, distribuição do material utilizado pelas parteiras e atendimentos médicos. Foi também oferecido às comunidades cursos de Arte Culinária Natural (compotas, conservas, saladas, etc). Em 1977, o miniposto foi assumido pela prefeitura e transferido para o centro de Vila Pavão onde permanece até hoje.

Em 1988, realizou-se em Domingos Martins um Congresso Estadual da IECLB com o objetivo de trocar o remédio químico pelo remédio natural: voltar a fazer uso das plantas medicinais. Da comunidade de Vila Pavão participaram as irmãs Herta e Henrieta Thom, como representantes da Ordem das Senhoras Evangélicas (Oase). As participantes do congresso foram desafiadas a levar mudas de ervas medicinais e compartilharam no congresso os conhecimentos sobre as plantas medicinais.

Em 1992, surgiu o Projeto Denes (Distrito Eclesiástico Norte do Espírito Santo), que tinha como objetivo ajudar os membros das comunidades, em sua maioria pequenos agricultores, a lidar com a terra e descobrir técnicas para ajudar a melhorar a produtividade e enfrentar as secas. Foram introduzidos o clone do café conilon e a adubação verde, dentre outras iniciativas.

No ano de 1994, a paróquia de Vila Pavão foi procurada pelo representante do Projeto Denes, o Sr. Decimar Schultz (técnico agrícola), que queria incluir as comunidades da paróquia no projeto para melhorar o cultivo das lavouras. Com isso, iniciou-se o trabalho da horta medicinal no terreno da Comunidade de Vila Pavão. Os cuidados da horta ficaram sob os cuidados do Sr. Teodoro Sönne Völz (técnico agrícola prático) e sua esposa Henrieta Tonn Völz. As plantas eram colhidas e levadas para a cozinha da comunidade, onde eram transformadas em xaropes, pomadas, tinturas, etc. Assim se formou um grupo de 15 pessoas para desenvolver este trabalho da horta medicinal.

Com o tempo o trabalho foi crescendo e o Sr. Teodoro levou o trabalho de manipulação e atendimento público para a garagem de sua própria casa, onde funcionou por vários anos.

Em 2001, fundou-se a Associação Central da Saúde Alternativa (Acesa), que acolheu o grupo oriundo do projeto Denes. Ela também ofereceu ao grupo o curso de Terapia Popular, enriquecendo ainda mais o trabalho com a saúde.

Em 2005, o grupo retornou para as dependências da Comunidade. A Comunidade cedeu dois cômodos onde se faz o atendimento ao público até a presente data. E assim a luta do grupo veio se mantendo com dificuldade e muito trabalho. Percebendo a dificuldade em conseguir trabalho de forma voluntária, discutiu-se junto à diretoria da comunidade e a Acesa uma parceria junto a prefeitura de Vila Pavão para assim ampliar o trabalho do grupo. Era necessário, por exemplo, ter uma sede própria. A comunidade de Vila Pavão, em uma reunião realizada no dia 25 de março de 2012, cedeu, por meio de um contrato de comodato um terreno para a construção de um espaço (casa) para atendimento. A prefeitura municipal, por sua vez, fez a doação do material de construção.

A construção teve início em junho de 2014. As despesas com mão de obra foram assumidas pelo próprio grupo Saúde e Alegria, pelo projeto missionário Vai e Vem da Paróquia de Vila Pavão, pelas coletas da comunidade de Vila Pavão e da Paroquia Católica São Pedro e também pelas doações particulares.

A casa foi nomeada de Espaço Terapêutico da Saúde na IECLB. A casa foi oficialmente inaugurada no dia 8 de março de 2015, dia internacional da mulher. Estiveram presentes na inauguração o pastor João Paulo Auler, representando o Sínodo; o pastor Rubens Stuhr como pároco; o diácono Alecino Graunke; o pastor da IELB Emerson Linhause; o padre da Paróquia São Pedro Ângelo Salvador; o prefeito Eraldino Jann Tesch; e o Secretário Municipal da Saúde. Assim, mais um passo foi dado na concretização de um sonho de longa data. Ter um local apropriado e projetado para o atendimento ao povo.

HISTÓRIA
+
Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br