Geração Y em busca de uma caracterização

15/07/2014

Geração Y em busca de uma caracterização

Este texto busca analisar e compreender as características das pessoas jovens que nasceram entre 1980 e 1999, denominada de Geração Y. As pessoas que, em 2014, estão na faixa etária dos 15 aos 25 anos são caracterizadas como pertencentes à Geração Y, por manifestarem algumas características diferentes daquelas pessoas que já passaram ou que ainda não chegaram nesta fase da vida. Essa geração que usa novas tecnologias, transita pelas redes sociais, se conecta com um novo mundo, marcado pelas profundas transformações econômicas, de trabalho, de relações simbólico-afetivas e que, por isso, coloca uma série de desafios para as pessoas adultas. Esteffenon e Eisentein afirmaram que: “parece-me claro que as novas tecnologias, e não só as digitais, invadem nossa vida, exigindo de nós uma qualidade e uma velocidade de respostas para as quais não fomos educados e, muito menos, aculturados. (...) Nesse sentido, será mais difícil preparar a família e a escola para essa tarefa, pois a gestão, tanto da família como das instituições educacionais, é feita pelos adultos que têm uma capacidade de andar por esses caminhos assustadoramente menor que a dos jovens ...”

O convívio intergeracional está sendo desafiado a compreender os momentos atuais que trazem as marcas de gerações nascidas em tempos históricos diferentes, sendo a Geração Y aquela que mais fortemente foi influenciada pelos desenvolvimentos tecnológicos. As novas tecnologias provocaram mudanças significativas nas relações de trabalho, nas dinâmicas familiares, nas relações afetivas, nas manifestações culturais, nas estruturas sociais, no desenvolvimento cognitivo e na construção da personalidade, bem como na inserção dos jovens no mundo social e do trabalho.

De acordo com dados do IBOPE (2010), a Geração Y, diferente da geração de Veteranos ou Tradicionalistas (1920-1940), Baby Boomers (1945-1960), Geração X (1960-1980) e Geração Z (2000 - ... ), é caracterizada pela ansiedade e, ao mesmo tempo, pela busca de informações como forma de estabelecer relações de amizade e de grupo. Os jovens dessa geração adotaram como característica própria os termos compartilhar, conectar, curtir, comentar, entre outros, que receberam novos significados e sentidos. É importante mencionar que cada geração tem um grande potencial para influenciar a seguinte, justamente por conviverem juntas e por estarem conectadas de forma direta.

A Geração Y é composta por pessoas que vivem a experiência de ver o pai e mãe em atividades profissionais fora de casa, que nasceram sob a influência do vídeo game e dos jogos eletrônicos que introduziram novos termos, como “desafios, resultados, competidores, interação” que bem sintetizam as características dessa geração. A personalidade, em construção, das pessoas jovens integrantes dessa geração, pode ser caracterizada pela busca por reconhecimento, individualidade e conectividade.

A conectividade é outra característica marcante da Geração Y que nasceu dentro da diversidade cultural e que, por isso, não enfrenta dificuldades em estabelecer relacionamentos numerosos com quaisquer que sejam as nacionalidades, tribos, religiões; ou seja, tem mais facilidade de aceitar e viver com o diferente. A Geração Y também apresenta, conforme Tapscott, oito características: liberdade, customização, escrutínio, integridade, colaboração, entretenimento, velocidade e inovação. Em síntese, a Geração Y é composta por jovens com características próprias de um tempo histórico e que buscam, a seu modo, participar das transformações sociais com vistas a uma vida com sentido hoje e no futuro.

Referências

- DESSEN, Maria Auxiliadora, POLONIA, Ana da Costa. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, 2007.
- ESTEFENON, Susana Graciela Bruno; EISENSTEIN, Evelyn (Org.). Geração digital: riscos e benefícios das novas tecnologias para as crianças e os adolescentes. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2008.
- TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.
- THEISEN, Jonas Vanderlei, FUCHS, Henri Luiz. Conhecendo a Geração Y em busca de novos parâmetros de evangelização. CONGRESSO ESTADUAL DE TEOLOGIA, 1., 2013, São Leopoldo. Anais do Congresso Estadual de Teologia. São Leopoldo: EST, v. 1, 2013. p.110-125.

Ms. Henri Luiz Fuchs – Pedagogo e Teólogo. Professor no Instituto Federal do Rio Grande do Sul


Voltar para índice CONGRENAJE EM REVISTA - GerAção JE no Mundo

 


Autor(a): Henri Luiz Fuchs
Âmbito: IECLB / Organismo: Juventude Evangélica - JE
Título da publicação: CONGRENAJE EM REVISTA / Ano: 2014
Natureza do Texto: Artigo
ID: 29252
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br