SENHAS DIÁRIAS - 14.07.2021
Isaías 61.1 – O Senhor Deus me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar a libertação aos escravos.
Gálatas 5.1 – Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente.
Isaías se sente chamado por Deus. Seu chamado está firmado no amor preferencial do Senhor pelos fragilizados, angustiados, sofridos e necessitados de mais cuidados. Sua mensagem é de que Deus não os esqueceu e haverá de trazer um novo tempo onde nada disso vai existir. Seu objetivo é convencer, já agora, aos que possuem bens e riquezas a repartir com quem está em carência para que este novo tempo se estabeleça o mais rápido possível. Em não havendo resposta positiva por parte dos abastados, o Senhor fará, Ele mesmo, este novo tempo acontecer. Por isso o profeta afirma que Deus o chamou para levar boas notícias aos pobres, ou seja, que eles haverão de ter o necessário para viver com dignidade; afirma que Deus o chamou para animar os aflitos, ou seja, que eles haverão de tez paz e bem; afirma que Deus o chamou para anunciar a libertação aos escravos, ou seja, que eles deixarão de estar sob qualquer jugo que os impeça de viver vida digna e em abundância. Isaías é enviado para anunciar que o Senhor Deus ama, de forma especial por causa das carências, aos fragilizados e necessitados. É o que Jesus diz em sua mensagem: os sãos não precisam de médicos, mas os doentes sim.
Paulo incentiva a que os gálatas mantenham a liberdade recebida pelo evangelho e pela fé em Jesus e não se deixem escravizar novamente por qualquer coisa. Seja alguma doutrina contra os ensinamentos de Jesus, sejam as riquezas e bens, sejam os preconceitos de cor, fé, sexo ou qualquer outra situação que tente impedir a vivência digna de algum ser humano. Toda a escravidão gera dor e sofrimento. Jesus não quer qualquer pessoa sofrendo. Ele quer o bem de todas as pessoas. Exatamente por isso que entregou sua vida. Ele ensinou que não concorda com o fato de alguns viverem bem e outros mal ou muito mal. Ele quer o shalom para todas as pessoas. Ele quer vida de paz e bem para todos os seres humanos. Por isso busquemos a liberdade que nos conduz para uma vivência de cuidados com o bem de todos. Sejamos livres para ajudar a haver cada vez mais liberdade. P. Luiz Carlos