Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Eder Weber, pastor da IECLB na Comunidade Bom Pastor de Curitiba.
A palavra de Deus nos diz em Amós 4.13: “Foi Deus quem fez as montanhas e criou o vento. Ele revela os seus planos aos seres humanos. Ele faz o dia virar noite e anda por cima das montanhas. Este é o seu nome: o Senhor, O Deus Todo Poderoso”.
O tema desta mensagem é ‘Oração e Diálogo’. Quantas vezes não nos perguntamos porque Deus demora tanto a nos responder? Ou ainda ‘de que adianta orar se Deus nem sempre responde às nossas preces da maneira que gostaríamos?’
O ato de orar demonstra muito mais do que ter fé de que Deus nos escuta; orar requer também a coragem de aceitar que Deus nem sempre nos responde como gostaríamos - e ter a capacidade de conviver com esta resposta de Deus.
O verso de Amós que nos serve de base traz duas figuras interessantes: montanhas e ventos. As montanhas representam sempre um grande desafio em nossa vida. Certamente seria bem mais fácil uma jornada por um caminho plano e reto, mas enfrentar as montanhas que aparecem são definitivamente uma parte do nosso viver.
Da mesma forma, os ventos, incontroláveis por sua própria natureza, podem significar um tempo difícil e desafiador que, cedo ou tarde, teremos de enfrentar.
Amós, contudo, não usa estas figuras para apresentar um Deus que quer complicar a nossa vida, mas como forma de demonstrar sua força, capacidade e poderio. Olhando pelo lado positivo, pense na vista majestosa que um topo de montanha oferece. A subida pode demandar esforço, mas o prêmio de chegar lá é poder perceber a grandeza e a beleza desse nosso mundo de Deus. Da mesma forma, um velejador experiente não reclama do vento, mas ajusta suas velas para aproveitá-lo ao máximo.
Amados irmãos e irmãs, a oração não demanda um esforço físico tão grande, mas ela pede por uma fé que reconheça que os planos - e as respostas - de Deus são perfeitos para a nossa vida.
Nesse espírito, te convido a orar : Senhor Deus, em meio aos desafios do cotidiano, permita-nos ver a tua face a nos chamar e a tua mão a nos guiar. Que reconheçamos a tua grandeza, para que tua vontade seja feita em nossa vida. Amém!
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Cristo é a nossa Paz e o lema Fraternidade e diálogo: um compromisso de amor.