Fofoqueiros de plantão...

Senhas diárias

09/05/2019

O salmista sabe da importância de seguir os mandamentos de Deus, pois isso fará com que haja boas relações com seus semelhantes. Também fará com que ele tenha consciência tranquila em relação ao próprio Deus e ao seu próximo. Ele exalta a necessidade de ter uma vida alicerçada na palavra do Senhor. Se propõe a dar especial atenção ao seu jeito de ser e viver e vai regrar suas palavras para que elas não prejudiquem qualquer pessoa e o faça pecar contra o próximo e contra Deus. O salmista tem consciência do quanto sua língua, isto é, aquilo que ele fala, pode causar danos às pessoas e trazer sérias complicações para ele próprio. Com a língua/palavra podemos louvar a Deus e ao mesmo tempo causar danos ao próximo, nos diz Tiago. A língua/palavra é um instrumento muito importante para espalhar o bem e boas notícias, mas também pode ser um instrumento de satanás para causar dores e desgraças ao próximo. Por isso o salmista se propõe a um grande esforço em relação ao seu falar. A língua... Aqui se enquadram as fofoqueiras e os fofoqueiros. Eles são sutis, mas também descarados. Espalham mentiras, mas também usam a verdade para causar dores e constrangimentos. Espalham, sem necessidade, dificuldades que outras pessoas enfrentam apenas pelo prazer de exaltar os limites e fraquezas dos outros, com o argumento de que estão apenas trazendo informações necessárias para as boas relações entre as pessoas. Como diz João Batista, são uma raça de víboras e destilam seu veneno como se fosse um remédio que vai curar situações, mas apenas infernizam mais ainda as relações. Essas pessoas, infalivelmente, são pessoas de duas caras. Na presença da pessoa são amigas, mas basta que estejam distantes deste pessoa, para que a língua se mostre ferina e extremamente maldosa.
É o que Tiago exorta ao seus leitores/ouvintes: cuidem com o que falam. Aprendam a ouvir mais, e ouvir com o coração, enxergando o ser humano que fala, e falar menos, especialmente se o objetivo é ajudar alguma situação. Tiago exorta a que se tenha um coração aberto às dores das pessoas e ouvidos prontos a entender suas fraquezas e dificuldades. Isso fará com que se pense melhor no que vai se falar após ouvir a situação. Ao mesmo tempo, cada um deve fazer sua própria auto análise, coisa que a fofoqueira e o fofoqueiro não fazem, e perceber seus próprio erros e fraquezas para que consigam entender as fraquezas de seus semelhantes. O salmista e Tiago nos exortam a cuidar do jeito como vivemos e das coisas que falamos. Elas são fundamentais para sermos pessoas coerentes com a verdade de Cristo e para sermos auxílio nas fraquezas de nosso próximo. Façamos assim.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51780
REDE DE RECURSOS
+
Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br