Fazer o bem sem olhar a quem

Senhas diárias

23/09/2021

SENHAS DIÁRIAS - 23.09.2021
Malaquias 3.18 – Meu povo verá a diferença entre o que acontece com as pessoas boas e com as más, entre os que me servem e os que não me obedecem.
Gálatas 6.9 – Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita.
Fazer o bem é um propósito perseguido ao longo da existência humana. Para que a humanidade sobreviva é necessário que ela viva para o bem. O testemunho das Escrituras Sagradas é que o bem deve prevalecer nas relações humanas. E ainda mais. Quem reconhece a Javé, o Senhor , como Deus deve fazer o bem para mostrar esta fé na prática. O Antigo Testamento reafirma constantemente isso. O povo de Israel, como povo de Deus, deveria viver conforme os mandamentos e propósitos do Senhor para mostrar às nações que o seu Deus era Deus de misericórdia com todos e com o propósito de fazer a terra ser um lugar de paz e bem. Malaquias afirma, falando em nome de Javé, que quem faz o bem vai viver diferente do que quem faz o mal. As leis e mandamentos de Deus sempre tiveram o intuito de preservar o bem e procurar evitar o mal. As leis civis dos povos também são assim. Querem barrar o mal e manter o bem em alta. A busca pelo bem sempre foi e sempre será o propósito da humanidade. Servir a Deus e obedecê-lo é ter certeza de que se está fazendo o bem e lutando contra o mal.
Paulo exorta a que os moradores da Galácia se esforcem por fazer o bem e insistam nele sempre. Quem faz o bem viver melhor, pois vive em paz consigo mesmo. Esta é a principal colheita que se tem por fazer o bem: boa consciência. É claro que também está no horizonte do fazer o bem a busca por agradar a Deus e viver em paz com Ele. Mesmo que a paz com Deus tenha sido feita através de Jesus, e ninguém pode mudar isso, fazer o bem mostra quem creio que Jesus fez tudo o que fez. Nas minhas atitudes em relação às pessoas que me cercam está a marca da presença de Jesus, o Cristo de Deus, com todo o seu ministério de reconciliação do ser humano com Deus, o Pai. Não desanimemos, diz Paulo, em fazer o bem. E não deveria importar a quem. Mesmo que a pessoa faça o mal, a exortação de Jesus e de todos os apóstolos é que se responda com o bem para que esta supere aquele. Por isso, não nos cansemos de fazer o bem, pois assim colheremos uma consciência em paz diante de Deus e das pessoas. E tenhamos certeza de que o mesmo bem cuidará de nossa própria vida. Deus é por nós. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 64427
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br