Eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus - Romanos 8.38-39

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

25/02/2021

Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica.

Eu sou Israel Felipe Teixeira, Bacharel em Teologia, atuando na Paróquia Castelo Forte de Pinhais, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O tema da nossa reflexão de hoje é: fé e diálogo.

Quando lemos em Romanos 8.38-39 – “Eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor”, entendemos que a principal ênfase de Paulo ao escrever este texto está na palavra NADA.

Paulo começa afirmando que NADA pode nos separar do amor de Deus. A partir disto, todos os “nem” que aparecem em seguida no texto estão conectados com este NADA que apareceu ali no início – nem a morte, nem a vida; nem presente, nem futuro; e por aí vai. E ainda por fim, para concluir aquilo que queria deixar claro para os leitores da carta, Paulo finaliza mais uma vez afirmando que não há NADA em todo o Universo que possa nos separar do amor de Deus.

Vejo este como um dos textos mais belos e impactantes da Bíblia. Em momentos difíceis, de luto, sofrimento, dor, desânimo, depressão, dúvidas... para todos estes momentos, uma leitura consciente destes versículos de Romanos pode ajudar em muito.

Tendo a fé de que NADA pode nos separar do amor de Deus, o que poderia nos causar temor ou medo? Como é dito em alguns versículo anteriores: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Em todas as coisas deste mundo nós somos mais do que vencedores, não por mérito próprio, mas sim por meio daquele que nos amou.

Por isso, podemos ter fé de que as palavras de Davi em 2 Samuel 22.3 certamente são verdadeiras. Deus é o nosso abrigo, nosso escudo forte. O Todo Poderoso que nos nutre, supre e satisfaz. Por amor, Ele não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou. Há consolo maior do que este? Há esperança maior do que esta?

E você? Tem fé de que estas palavras são verdadeiras?

Estamos no tempo da quaresma, o período que antecede a Páscoa. É um tempo de oração, de reflexão... tempo de abrir mão de maus hábitos, tempo de rever conceitos. Por isso hoje, te convido para refletir: como está a sua fé? Como está o seu relacionamento com Deus? E como está o seu relacionamento com o próximo, com as pessoas com as quais você convive?

Oremos:

Senhor, nosso Deus, fortaleça a nossa fé. Ajude-nos a confiar mais em Ti e compreendermos que NADA poderá nos separar do teu amor por nós, que é nosso por meio de Cristo Jesus. Queremos a cada dia estarmos mais próximos da Tua vontade para a nossa vida e, por isso, entregamos as nossas vidas a Ti. Que em gratidão ao teu imensurável amor por nós, possamos também amar e dialogar com respeito com nossos irmãos e irmãs. Amém.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.  


Autor(a): Israel Felipe Teixeira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 38 / Versículo Final: 39
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61715
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br