Olá, a Palavra de Deus fala com você nessa Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 com o tema Cristo é a nossa Paz: do que era dividido fez-se uma unidade e do lema: Fraternidade e Diálogo- compromisso de amor. Meu nome é Mauri Perkowski, sou Pastor na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil/Paróquia Norte de Curitiba.
No livro do Êxodo 33.14 está escrito: “Eu irei com você e lhe darei a vitória”. Hoje, a Religião Judaica e Cristã celebram a Páscoa. Páscoa significa “Passagem”. É a passagem da escravidão para a liberdade, da morte para a vida. Deus, em Cristo, venceu a morte. A vida em nós é mais forte que a morte. Na Páscoa da libertação do povo hebreu, Miriam, irmã dos líderes Moisés e Aarão, pegou o tamborim, começou a tocar, cantar e dançar e chamou todo o povo para a dança da libertação. Na Idade Média, comunidades cristãs organizavam bailes e danças dramáticas de Páscoa, que podiam ser no claustro ou na nave da Igreja ou mesmo fora, antes do sol nascer, formando rodas de dança em volta da fogueira pascal. Assim, a alegria da Páscoa imprime-se ainda mais no corpo. Neste ano, porém, a Páscoa precisa ser celebrada em casa, novamente, com a família, ou, pessoas que moram sozinhas, fazendo contato com alguém e partilhando esta alegria. Dia de alegria. Mesmo em meio às restrições de contato físico. A vida do Ressuscitado, que transpõe todas as barreiras, transpõe também as barreiras da distância que nos separam, unindo-nos na mesma fé, celebrando a sua memória. Que as memórias do passado que nos formam e que as esperanças por um futuro breve de reencontro e celebração façam brotar em nossos corações sentimentos de alegria e gratidão a Deus, pela vida que Deus, que Jesus, resgata com a Páscoa.
Oremos: Senhor Jesus Cristo Ressuscitado, assim como Maria Madalena, que também cada uma e cada um de nós possa te encontrar vivo hoje, ouvir-te chamando pelo nome, sentir a tua palavra de amor, nos chamando para a vida, para celebrar, festejar a vida. Amém. Feliz Páscoa!