Estudos bíblicos sobre o tema Igreja e justificação - Prefácio

Declaração conjunta Católica Romana-Evangélica Luterana - Porto Alegre - 1998

15/01/1995

Estudos bíblicos sobre o tema Igreja e Justificação
Prefácio

No outono de 1993, quando concluímos o trabalho em nosso documento de estudo intitulado Igreja e Justificação, resolvemos tentar dar-lhe a mais ampla circulação possível dentro das igrejas. Podia-se esperar que os/professores/as de Teologia e ecumenistas profissionais estudassem o texto em seus ambientes costumeiros. Para fomentar uma discussão sobre importantes temas entre um número tão grande quanto possível de pessoas, decidimos produzir uma série de estudos bíblicos e subsídios para discussão destinados especificamente para o uso em congregações e paróquias. 

O presente texto é o resultado desse plano. Ele extrai afirmações centrais de nosso documento de diálogo e as coloca ao lado de passagens bíblicas correspondentes a fim de convidar nossas congregações, grupos ecumênicos e círculos bíblicos a engajar-se em noitadas de estudo bíblico sobre as discussões que tivemos por mais de oito anos no diálogo católico romano-luterano. Também esperamos despertar desta maneira o apetite para ler mais capítulos de nosso documento de estudo Igreja e Justificação. 

Devemos um agradecimento especial ao Bispo emérito Dr. Ulrich Wilckens, que escreveu o esboço inicial destes estudos bíblicos. Esse esboço foi revisado e aperfeiçoado pela Revma. Cecilia J. Strömmen (Noruega) e pelo Revmo. Heinz-Albert Raem (Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade Cristã, Vaticano). 

Hoje em dia o movimento ecumênico só pode ser bem-sucedido quando o ecumenismo congregacional e o ecumenismo no diálogo andam de mãos dadas. Este precisa fertilizar aquele, que é onde os resultados têm de ser estudados e enchidos de vida. Inversamente, o ecumenismo congregacional precisa fertilizar o ecumenismo do diálogo; quanto mais as autoridades eclesiásticas se tornarem conscientes da urgência de restaurar a unidade visível da Igreja em nossos dias, tanto mais terão coragem de tomar medidas ousadas.

O propósito destas diretrizes é contribuir para construir uma ponte entre o ecumenismo em nível congregacional e o ecumenismo no diálogo.

Federação Luterana Mundial, Genebra

Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade Cristã, Roma

Janeiro de 1995.

Estudos Bíblicos:

Estudo 1 - Justificação e Igreja

Estudo 2 - Jesus Cristo como único fundamento da Igreja

Estudo 3 - A Igreja do Deus Triúno

Estudo 4 - A Igreja como recebedora e mediadora da salvação

Estudo 5 - A missão e comunhão da Igreja

Veja mais:

Doutrina da Justificação por Graça e Fé

Apresentação — Pastor Huberto Kirchheim

Apresentação — Dom Ivo Lorscheiter

Declaração conjunta sobre a doutrina da justificação 

Declaração conjunta da Federação Luterana Mundial e da Igreja Católica Romana sobre a doutrina da justificação — Dom Aloísio  Lorscheider 

Doutrina da justificação — no limiar de um acordo ecumênico? - Pastor Dr. Gottfried Brakemeier 

A doutrina da justificação por graça e fé em Martim Lutero - Pastor Dr. Silfredo B. Dalferth 

A Comissão Mista Nacional Católico-Luterana — Pastor Bertholdo Weber 

Seminário Teológico Luterano-Católico sobre a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação — Parecer — Pastor Huberto Kirchheim e Dom Ivo Lorscheiter 

 


Âmbito: IECLB
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Bíblia / Organismo: Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR
Título da publicação: Doutrina da Justificação por Graça e Fé / Editora: EDIPUCRS e CEBI / Ano: 1998
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 20508
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br