Esperança em Cristo é a resposta aos desafios das igrejas

05/10/2011

Esperança em Cristo é a resposta aos desafios das igrejas, diz moderador do CMI

Reagindo às mudanças no cenário eclesial e aos desafios que as igrejas de hoje têm, o moderador do Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o luterano brasileiro P. Dr. Walter Altmann, disse aos cerca de 300 delegados do Fórum Cristão Global, que se reúne em Manado, Indonésia, que a nossa esperança em Cristo é o meio pelo qual vamos abordar os desafios.

Esta esperança deve se manifestar nas relações que cultivamos e nas comunidades que construímos em nossas diferentes tradições, disse Altmann em sua saudação oficial ao grupo, que se reúne entre os dias 4 e 7 de outubro.

Esta é a segunda edição do Fórum Cristão Global (FCG). A primeira foi no Quênia, em 2008. O FCG reúne representantes de organizações que representam diversas tradições dentro do cristianismo, incluindo o CMI, a Aliança Evangélica Mundial e o Conselho Pontifíce para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

O FCG é um encorajador de encontros relacionais entre igrejas e organizações que, tradicionalmente, não exercem um diálogo mais contundente, independente das estruturas existentes. O encontro de 2011 está sendo organizado pelas igrejas da Indonésia, em especial pela Conselho de Igrejas da Indonésia (CII).

No primeiro dia, os participantes foram recebidos pelo governador da província de Sulawesi do Norte, Dr. SH Sarundayang, e se reuniram para uma plenária em que puderam saber mais sobre os problemas que enfrentam as igrejas e a sociedade da Indonésia.

O grande dom deste fórum é o espaço que ele prevê para a construção de relações em toda a amplitude da nossa tradição de fé, que possibilita explorarmos juntos os desafios comuns diante de nós, disse Altmann em suas observações.

Após a abertura das sessões e da oração em comum, o grupo passou à primeira sessão plenária do dia, que ocupou-se em rever a história do FCG, seus pontos fortes, seu alcance e perspectivas acerca do potencial transformador deste encontro de diálogo.

Em pequenos grupos, os participantes compartilharam suas jornadas de fé uns com os outros. Este é, tradicionalmente, um momento importante nos encontros do FCG.

Durante a reunião em Manado, os participantes vão examinar as principais tendências no universo do cristianismo, participar de encontros onde estarão dividos por região e, num outro momento, por tradição, e explorar em conjunto o tema desta edição do Fórum: Vivendo Juntos em Jesus Cristo, Fortalecidos pelo Espírito Santo.

Outros representantes do CMI no encontro são o Metropolita Vasilios de Constantia, moderador da Comissão de Fé e Ordem, o Rev. Dr. Soritua Nababan, presidente do CMI para a Ásia, e Natasha Klukach, coordenadora do programa de relações com as igrejas-membro do CMI.

Saiba mais sobre:
Fórum Cristão Global: www.globalchristianforum.org
CMI: www.oikoumene.org

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br