Editorial
Pretendemos resgatar a nossa memória histórica. Queremos descobrir de onde nós estamos chegando para poder compreender quem nós somos hoje. Comemoramos há dois anos o 80° aniversário de fundação do Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros estados. Estivemos reunidos na igreja da Comunidade de Estrada da Ilha onde a 9 de outubro de 1905 este Sínodo surgiu. No ano passado celebramos o 75° aniversário de fundação do Sínodo Evangélico de Santa Catarina e Paraná que surgiu no dia 6 de agosto de 1911 em Blumenau. Com gratidão nós lembramos neste ano que em 1962 — há 25 anos — aconteceu a fusão destes dois Sínodos que passaram a formar o Sínodo Evangélico Luterano Unido.
Este jubileu é para nós motivo de reflexão sobre a nossa história pouco conhecida e que deve ser publicada para que o maior número possível de pessoas a conheçam. Não é uma história de glórias e de grandes conquistas, e também não é uma história que deve ser exaltada. E a história de nossa Igreja, a história da igreja — ou parte dela — nos estados de Santa Catarina e Paraná. No início tínhamos a preocupação de não ter material suficiente para uma publicação. Escrevemos a todos os Pastores e a todas as Paróquias pedindo que nos enviassem crônicas e ensaios sobre o passado. Hoje estamos preocupados com o fato de conseguirmos publicar todo o material que nos foi encaminhado. Somos gratos a todos aqueles que escreveram ou nos enviaram material histórico. Pedimos perdão e compreensão aqueles que gentilmente colaboraram conosco e aos quais temos de dizer agora: Infelizmente não temos espaço suficiente neste número para publicar artigos de valor que chegaram às nossas mãos. Vamos guardar muito bem o que recebemos e publicar em outra oportunidade, pois faz parte de nossa história e nossa memória histórica tem de ser resgatada.
Entendemos que esta edição — no início planejada para ter 16 páginas, depois 20 e que agora chega a 24 páginas — é somente um começo na tentativa de resgatar nossa memória histórica. Acima disto pretende dar um incentivo para a pesquisa de nossa história. Nos interessa muito saber como surgiu e como se desenvolveu determinada Comunidade e Paróquia. Só assim conseguimos entender como se formaram os nossos Sínodos e a partir deste a nossa Igreja.
Pesquisando a nossa história nós descobrimos como o lema de nossa Igreja no biênio 1987/1988... e sereis minhas testemunhas foi vivenciado no passado. Isto nos pode auxiliar e entusiasmar hoje a sermos testemunhas de Jesus Cristo.
Voltar para o índice O Caminho Agosto 1987