ECOLOGIA E MEIO-AMBIENTE - Esta terra tem dono! DEUS!!!!

15/01/2002

ECOLOGIA E MEIO-AMBIENTE
Esta terra tem dono! DEUS!!!!

Eis aí uma boa razão para termos um bom cuidado com a natureza. A terra em que vivemos foi originalmente criada como um jardim de Deus. E a vocação original de Adão e Eva era a de serem jardineiros de Deus. Todo cristão há de amar a tudo que Deus criou. Quem ama cuida, preserva, protege. Ajude a cuidar mais e melhor da natureza, pois ela é vida!

NÃO DIVINIZE A NATUREZA: Não confira a ela atributos ou qualidades divinas, adorando a criatura em vez do Criador.

NÃO ROMANTIZE A NATUREZA: Não atribua a ela sentimentos e qualidades humanas - tratando-a como se fosse um ser humano.

NÃO SUPERVALORIZE A NATUREZA: Não trate uma árvore, um gato, um cachorro, um passarinho, etc, ... com mais respeito e mais mordomias que a um ser humano. A maior agressão à natureza ainda é o egoísmo e a miséria humanas, e quando você trata melhor a natureza que um ser humano, você ajuda a agravar esta situação.

TRATE A NATUREZA COMO ELA É: Como criação do mesmo Deus que te criou, que te ama e que a ama também e que a ambos fez belos e perfeitos para uma convivência feliz.

ONZE DICAS ECOLÓGICAS

SEJA UM JARDINEIRO DE DEUS: Aproveite todos os espaços possíveis e plante: uma árvore, uma flor, uma horta... mas, diversifique, pois monoculturas fazem mal ao meio ambiente!

DECLARE GUERRA AO LIXO: Não jogue lixo na rua, em terrenos, baldios, nos barrancos de rios e córregos. Ajunte o lixo, mesmo o que está na rua, e colabore. Separe o lixo orgânico (restos de comida, folhas...) e, se tiver um cantinho no quintal, enterre-o para virar adubo. E o restante ensaque e coloque na lixeira.

NÃO QUEIME LIXO: Especialmente plástico, borracha, latas. Pois além de poluir muito o ar, é material que pode ser reaproveitado.

ENTRE PRÁ VALER NA CAMPANHA DOS RECICLÁVEIS: Na hora de comprar bebidas ou outros produtos, dê preferência àqueles que vêm em embalagem reciclável, que pode ser vendida ou doada.

POUPE LUZ E ÁGUA: O que você desperdiça hoje fará falta amanhã, e já faz falta hoje!! Os lençóis de água potável podem esgotar-se e a produção de energia elétrica sempre agride a natureza. Especialmente as usinas a carvão, que são as mais poluidoras do mundo. De todas as formas de produção de energia, uma das menos poluentes é a energia eólica, já utilizada em pequena escala no Nordeste. Mas, como sempre, nossos políticos preferem aquelas que dão mais lucro e deixam a preservação da vida em último lugar...

NÃO FUME: As plantações de fumo ocupam terras que poderiam produzir alimentos. A preparação do fumo polui. E cada vez mais pessoas morrem de câncer por causa do fumo.

REGULE A BOCA DO FOGÃO A GÁS E O MOTOR DE SEU CARRO: Quando desregulados, jogam na atmosfera poluentes desnecessários.

NÃO MALTRATE OS ANIMAIS: Especialmente quando machucados ou feridos.

NÃO DESPERDICE ALIMENTOS: O desperdício faz com que mais alimentos tenham que ser produzidos e, por conta disso, mais e mais florestas estão sendo desmatadas. E não esqueça que há muitas pessoas passando fome enquanto você joga algo fora!

PARTICIPE DE CAMPANHAS: De defesa do meio-ambiente, em defesa da vida e da saúde. Você estará lutando por você, seus filhos e toda a humanidade. E não esqueça: A vida e a saúde não têm preço

NÃO FAÇA DA NATUREZA UM NEGÓCIO: Não procure ajuntar centenas de hectares de terra para fazer dinheiro. Veja a natureza como um presente dado por Deus para ser usufruído por toda a humanidade. E lembre-se: O uso irresponsável que fazemos hoje de nossos recursos naturais, irá nos custar muito caro amanhã!!


 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Área: Sustentabilidade / Nível: Sustentabilidade - Justiça socioambiental
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20961
REDE DE RECURSOS
+
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br