É melhor obedecer...

Senhas diárias

18/10/2020

SENHAS DIÁRIAS - 18.10.2020
Esta palavra do profeta Samuel mostra o que, de fato, agrada a Deus. Ele está conversando e exortando o rei Saul sobre a atitude deste em relação a uma guerra travada com os amalequitas. Sem entrar no mérito da questão, Deus havia ordenado que Saul destruísse totalmente estes inimigos e nada pegasse como despojo de guerra. Saul venceu a guerra, mas deixou que os soldados e o povo que estava junto tomassem os melhores bois e ovelhas como despojo, também para oferecer uma parte em sacrifício a Javé. Samuel aponta para esta atitude que irritou a Deus e diz que o reinado de Saul está indo para o fim por causa de sua desobediência. A palavra de Samuel é muito significativa diante da propensão humana de que é possível comprar tudo com riquezas ou coisas boas. Samuel diz não! Deus se alegra com a obediência a sua vontade e se irrita com aqueles que pensam agradá-lo com bons presentes, no caso o sacrifício de animais selecionados entre os melhores conseguidos como despojo de guerra. Deus não estava preocupado com a qualidade dos animais sacrificados em sua honra, mas com a obediência aos seus mandamentos. Mais uma vez fica claro que não adianta oferecer excelentes sacrifícios ao Senhor, no templo, mas viver como se Deus não existisse no dia a dia. Isso vale para nós hoje. Não adianta belos cultos, louvor impecável e voz maravilhosa, tecnologia de ponta, obras grandiosas, contribuições abastadas, se no dia a dia a vivência se mostra sem a presença da vontade e dos mandamentos de Deus. Samuel diz a Saul que não é dentro do templo que mostramos a importância que Deus tem na nossa vida. É no viver diário.
O elogio de Paulo aos romanos é significativo. É uma palavra de encorajamento para que permaneçam firmes na caminhada cristã, mas também é uma declaração de admiração pelo dia a dia destes cristãos de Roma. Eles são fiéis ao que Jesus ensinou, pois vivem suas palavras a cada dia. Isso faz Paulo de alegrar muitíssimo. Estes cristãos de Roma nem tinham templo, ou igreja prédio, mas tinham o viver diário firmado na Palavra de Cristo. É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. Vamos continuar louvando e adorando a Deus em culto, mas vamos nos esmerar em praticar seus mandamentos e sua Palavra onde estivermos. Essa é a verdadeira alegria da vida cristã. Façamos assim.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59479
REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br