Dois "Praeses" que marcaram época

01/08/1987

 

Dois ¨Praeses¨ que marcaram época

Quando em 1962 se deu a fusão dos dois Sínodos — ¨Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina e Paraná e outros estados da América do Sul¨ (cujo nome também foi ¨Igreja Luterana no Brasil¨) e Sínodo Evangélico de Santa Catarina e Paraná — ambos estavam sob a liderança de pastores que contribuíram muito para a história de. nossa Igreja. P. Friedrich Wüstner era o ¨Praeses¨ (Presidente) da Igreja Luterana no Brasil e P. Hermann Stoer era o ¨Praeses¨ do outro Sínodo.

Os dois ¨Praeses¨ prestaram relevantes serviços, tanto em suas paróquias, como em seus Sínodos, bem como na formação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Por isso O CAMINHO não poderia deixar de prestar uma justa homenagem aos dois últimos ¨Praeses¨ dos Sínodos de Santa Catarina e Paraná.

O breve histórico de cada um mostra um pouco do muito que eles ofereceram de si ao trabalharem na ¨Seara do Senhor¨ nesta região.

Pastor Friedrich Wüstner formou-se em Neuendettelsau, na Alemanha, e foi enviado pelo ¨Gotteskasten¨ (a Sociedade Missionária da Igreja da Baviera) ao Brasil em 1929. Aqui iniciou seus trabalhos pastorais na Comunidade de Palmeira de Santa Joana/ES, onde permaneceu por 11 anos. Em 1940 assumiu o trabalho na Comunidade Evangélica de Joinville, juntamente com P. Gebhard Dauner. Naquela época Joinville já era a maior comunidade de Santa Catarina. Em 1954 foi eleito ¨Praeses¨ da Igreja Luterana no Brasil, cargo que ocupou até o ano da fusão, 1962. Em 1957 participou da Assembléia da Federação Luterana Mundial, em Minneapolis/USA. Naquela oportunidade recebeu o título honorífico de ¨Doctor of Divinity¨ da Faculdade de Teologia em Greenville (Pennsylvania).

Entre outros trabalhos, Praeses Wüstner escreveu a ¨História da Comunidade Evangélica de Joinville¨ e a ¨História da Igreja Luterana no Brasil¨. Ainda hoje muitos membros da Comunidade em Joinville se lembram de suas prédicas vigorosas e de sua defesa veemente da Confissão Luterana. Sua atuação em Joinville foi tão marcante que a Câmara de Vereadores deu seu nome a uma das ruas perto da Igreja da Paz, onde atuou por 22 anos.

Em 1962 Praeses Wüstner retornou à Alemanha, após 33 anos de atividades no Brasil. Hoje, aos 84 anos, vive em sua pátria, na Alemanha, em Rosstal, perto de Nürenberg.

Também da Alemanha, porém de outra região — a Westfália — o Pastor Hermann Stoer veio ao Brasil em 1930. Sua primeira Paróquia foi Santa Isabel, onde permaneceu por 7 anos. Aquele período foi marcado pelo ensino. P. Stoer fundou nada menos do que 54 escolas em 23 comunidades do Sul de Santa Catarina. A partir de 1937 P.H. Stoer assumiu a paróquia de Rio do Sul. Até hoje ele reside lá, aos 81 anos. E este foi o período mais marcante de sua vida. Durante os três anos em que o Brasil esteve na II Guerra Mundial, ele esteve preso em Florianópolis. Naquele tempo sua família (esposa e três filhas) dependeu exclusivamente do auxílio de membros da comunidade. Destaca-se aí a ajuda de membros da Comunidade de Matador (hoje bairro Bela Aliança de Rio do Sul, pertencente à Paróquia de Lontras).

Na Assembléia Sinodal, em julho de 1954, em Brusque, P. Stoer foi eleito ¨Praeses¨ do Sínodo Evangélico de Santa Catarina e Paraná. Foi empossado neste cargo, naquele mesmo ano, pelo Pastor D. Dohms — ¨Praeses¨ da então Federação Sinodal — em Culto festivo realizado por ocasião do Congresso das Associações de Senhoras Evangélicas, em Presidente Getúlio. Praeses Stoer ficou neste cargo até sua fusão. E em 1962, após a fusão dos dois Sínodos ele foi eleito Praeses do ¨Sínodo Evangélico Luterano Unido¨ (SELU), permanecendo neste cargo até 1968. Naquele ano, com a formação definitiva da IECLB, Praeses Stoer foi eleito como o primeiro Pastor Regional da II Região Eclesiástica. Em 1971, após 41 anos de atividades no Brasil, ele se aposentou no cargo de Pastor Regional.

Com base em suas muitas atividades — principalmente no pós-guerra — o P. Hermann Stoer recebeu a ¨Ordem da Cruz de Mérito¨ do governo da República Federal da Alemanha. Ainda hoje ele escreve artigos para os diversos periódicos da IECLB.

Os inestimáveis serviços que estes dois ¨Praeses¨ prestaram à nossa Igreja aqui no Brasil só podem ser avaliados em sua amplitude com a palavra bíblica de Gênesis 12.1 e 2 (onde Deus diz a Abrão): ¨Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei... Sê tu uma bênção¨. Sim, ambos foram uma bênção de Deus em suas comunidades, em seus Sínodos, em nossa região, em nossa IECLB.


Voltar para o índice O Caminho Agosto 1987
 

HISTÓRIA
+
O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br