Dia Mundial de Oração 1965 - Celebração

05/03/1965

DIA DA ORAÇÃO MUNDIAL 1965

 

 

Sexta-feira, dia 5 de março de 1965.

Tema: O que o SENHOR exige.

                           Sereis minhas testemunhas.

Hino: N. 243, 1-4.

Uma: Entreguemos os nossos corações a Deus, nós que iniciamos em silêncio a oração e que sentimos a união com aqueles, que lá fora no mundo querem ser cristãos com seriedade.

Tôdas: Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. ELE é quem perdoa tôdas as tuas iniqüidades; quem sara tôdas as tuas enfermidades, quem da cova redime a tua vida, e te coroa de graça e misericórdia. (Salmo 103,1-4.)

Uma: Senhor Deus, nosso Pai no céu, dirige sôbre ti os nossos pensamentos em louvor e veneração. Abre os nossos corações, para que possas chegar a nós. Faça silencioso o nosso espírito, para que possamos ouvir a tua voz neste lugar. Abençoa nossa reunião, sim, abençoa-nos com o teu santo Espírito, para que tudo o, que hoje fazemos, agrade a ti, e honre o teu santo nome, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Uma: Rendei graças ao SENHOR, porque êle é bom, porque sua misericórdia dura para sempre.

Todas: Rendei graças ao Deus dos deuses, porque a sua misericórdia, dura para sempre.

Uma: Rendei graças ao SENHOR dos senhores, ao único que opera grandes maravilhas, pois Ele se lembrou de nós em nosso abatimento e rios libertou dos nossos adversários e dá alimento a tilda carne.

Tôdas: Tributai louvores ao Deus dos céus, porque a sua misericórdia dura para sempre. (Salmo 136, 1-4,23a, 24a, 25a, 26)

Uma: Ouvi agora o que diz o SENHOR: Levanta-te, defende a tua causa perante es montes, e ouçam os outeiros a tua voz.

Porque o SENHOR tem controvérsia com o seu povo. Povo meu, que te tenho feito? e com que te enfadei? Responde-me. Pois te fiz sair da terra do Egito e da casa da servidão te remi. Povo meu, lembra te do que aconteceu, para que conheças os atos de. justiça do SENHOR. (Miquéias 6,1-5)

Tôdas: Com que me apresentarei ao SENHOR e me inclinarei perante o Deus excelso? Virei perante êle com holocaustos? (Miquéias 6,7)

Uma: Me te declarou, ó homem, o que é bom; e que é, o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. (Miquéias 6,8)

Tôdas: Leiamos em conjunto a Palavra de Deus sôbre a justiça: A justiça seguirás, semente a justiça, para que vivas. (Deut. 1620) Aquêle que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. Aquêle que ama a seu irmão, permanece na luz e nêle não há nenhum tropeço. Aquêle, porém, que odeia a seu irmão, está nas trevas e anda nas trevas e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos. (I João 2,9--11).

Uma: Leiamos em conjunto a Palavra de Deus sabre a misericórdia:

Todas: E sucedeu que, estando êle em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos. Ora, vendo isto os fariseus, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores? Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e, sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não holocaustos. (Mat. 9,10-13).

Uma: Leiamos em conjunto a Palavra de Deus sôbre a humildade:

Tôdas: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que êle em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre êle tôda a vossa ansiedade, porque êle tem cuidado de vós. (I. Pedro 5,6-7)

Uma: Oremos:

Deus Todo-poderoso, nosso Pai no céu, que és a fonte de tôda a sabedoria e tudo o conhecimento, incita-nos por teu Espírito, para que estudemos com aplicação a tua Santa Palavra e que o aceitemos com espirito e coração aberto. A falta de conhecimento da tua Santa Palavra nos levou ao êrro, à vergonha e à desgraça. Livra-nos disto, ó Deus,. para que aprendamos a amar a justiça e a misericórdia e para que andemos em humildade perante ti, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Hino: N. 141, 1-4.

Uma: Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Pais eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. (Salmo 51,1-3)

Tôdas: Senhor, inclina-me os teus ouvidos: no dia em que, eu clamar, dá-te pressa em acudir-me. (Salmo 102,2).

Uma: Faze-me ouvir pela manhã da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde deve andar, porque a ti elevo a minha alma. (Salmo 143,8)

Tôdas: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o Teu Santo Espírito. (Salmo 51,10-11).

Uma: Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus: Guie-me o teu bom Espírito por terreno plano. (Salmo 143,10),

Tôdas: Sonda-me, 6 Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. (Salmo 139,25-24).

Uma: Pensemos e confessemos os nossos próprios pecados orando: Deus, nosso Pai no céu, que nos procuras quando nos desviamos, perdoa, que não te procuramos sériamente. Nos dias felizes nem sempre consideramos, quanto devemos à tua misericórdia. Rogamos-te Senhor, perdoa-nos esta culpa.

Confessamos com a boca o que de ti sabíamos, mas te negamos na nossa vida e atuação. Ajuda-nos, ó Deus, a arrepender-nos sinceramente dos nossos pecados e perdoa-nos.

Confessamos, que nos falta muitas vêzes a coragem verdadeira de sofrer por nossas convicções ou de testemunhá-las em público. Ajuda-nos, Deus da graça, que agrademos unicamente a ti.

Oração silenciosa.

Uma: Amém.

Uma: Oremos por nosso povo, por este país, pelas nossas cidades e aldeias, e por todos os nossos vizinhos. Oremos por todos, que se esforçam pela paz e pela justiça

Oremos por todos, que se empenham em curar doentes, em aliviar a pobreza em levantai- os fracos e os que tropeçam.

Oremos pela igreja, pelos cristãos em todos os lugares, pelas suas famílias e casas; que sejam guiados pelo Espírito de Deus.

Oremos por aquêles, que nada sabem de Cristo e sua salvação, que é concedida aos, que crêem em seu nome. Pensemos em todos que dão testemunho em seu nome.

ORAÇÃO SILENCIOSA.

Uma: Que todos sintam o amor e a graça de Deus, para que. possam crer nÊle. Amém.

Hino: N. 161.

Uma: Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei, (Mat. 11,28)

Uma: Não se turbe o vosso coração! Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fôra, eu vo-lo teria dito. (João 1-2)

Uma: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque dêles é o reino dos céus.

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sêde de justiça, porque serão fartos.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque dêles é o reino dos céus. (Mat. 3-10)

Uma: Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. (Mat. 5,11-12)

Uma: Se me pedirdes alguma cousa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Não vos deixarei órfãos. (João 14,14ss).

Uma: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim corno eu vos amei, Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos. (João 13,34$). Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. (Lucas 12,32).

Oremos:

Senhor, tu nos amas e demonstraste o teu amor, dando-nos o teu Filho unigênito, nós te agradecemos, pois tu respondes às nossas incertezas e dúvidas com o consolo que contém a tua santa palavra. Concede-nos a fé, em testemunhar firmemente, que tu cercas o teu povo com amor e cuidado; dá-nos a fôrça e a vontade de obedecer-te como teus filhos e de agir fraternalmente um para com o outro. Ensina-nos, misericordioso Pai, a permanecer ao teu lado em Veda transformação, em desgraça e necessidade. O nosso tempo está em tuas mãos. Clamamos a ti por Jesus Cristo. Amém.

Hino: N. 104,1.

Alocução: Sôbre o LEMA do ANO: Atos 1,8,

Recomendação da Coleta.

Como em anos anteriores pedimos a vossa contribuição.

A Coleta dêste ano é destinada para a Formação de Professôres-Catequistas em nossa Igreja.

As nossas preces seriam vãs palavras, se não seriam acompanhadas por dádivas. Que cada um de nós se sinta chamado pessoalmente por Deus, e tome a sua dádiva tão a sério com a sua prece. Enquanto que a coleta será recolhida nos bancos entre os membros presentes, a comunidade cantará:

Hino; N. 104,2,3,4. (A coleta será levada ao altar).

Uma: Caro celeste Pai, abençôa os que deram as suas dádivas e abençôa os, que hão de recebê-las. Deixa-nos permanecer unidos e anunciar ao mundo a tua honra.

Tôdas: Amém.

Hino: N.° 104, 10.

Uma: Vós sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1. Pedro 2,9)

Tôdas: Nós ouvimos a lua voz, Senhor, e chegamos para entrar no, teu serviço. Fortalece-nos no cumprimento do nosso dever segundo a tua fidelidade. Torna o nosso espirito forte e corajoso, Senhor, pois tu és a força. A tua fôrça venha sôbre nós, para que possamos permanecer inabaláveis na fé, e permanecer no nosso trabalho, certos do alvo. Ajuda-nos a ser fiel até a morte. Isto te pedimos por Jesus Cristo. Amem.

Uma: Vinde e andemos na luz do Senhor. (Isaías 2,5) Regozijai-vos na esperança, sêde pacientes na tribulação, na oração perseverantes! (Rom. 12,12)

Tôdas: Pai nosso 

Uma: O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor raça resplandecer o Seu rosto sôbre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sôbre ti levante o Seu rosto, e te dê a paz. Amém.

Hino: Passou o dia que nos deste, e vem a noite, ó Senhor;

os hinos vespertinos sobem ao trono Teu, ó Salvador.

Com a aurora avança e sôbre mares, terras vai,

nasce em toda parte o brado: A Deus, o nosso Deus, louvai!

O sol, aqui mal se tem posto, lá outros crentes vai chamar

para, em terras bem distantes, os Teus louvores aumentar.

Assim em torno dêste glôbo vai a cadeia de louvor

e crescerá, até que um dia todos Te adorem, Redentor.



 

Fonte: Arbeitshilfe 1965 - Frauenhilfe der Evangelischen Kirche in Rio Grande do Sul, p. 69

 


Âmbito: IECLB
Área: Ecumene
Área: Espiritualidade / Organismo: Dia Mundial de Oração - DMO
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 50431
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br