Deus se revela na cruz

18/08/2006

No livro: A Teologia da Cruz de Lutero(**), de Walter von Loewenich, p.17, encontramos uma tese de Lutero bem profunda: “O teólogo da glória vê Deus ‘presente em toda parte’ (I,614,9). O teólogo da cruz sabe: ‘no Cristo crucificado estão a verdadeira teologia e o verdadeiro conhecimento e Deus’ (I,362,18s).”

Lendo essa tese, reflitamos: Onde Deus se revela? Deus se revela no Cristo crucificado. Deus se revela na imagem dAquele que morreu no meu lugar. Procurar Deus em êxtases religiosos, jejuns, práticas místicas as mais variadas ou mesmo na natureza, é procura-Lo em vão. Ou, sendo menos radical, quem sabe você ali vai encontrar pálidos vestígios de Deus, mas você encontra o Senhor de forma bem concreta nAquele que morreu na cruz por ti.

Por que ali encontramos a revelação de Deus? Porque ali encontramos e enxergamos a grandeza do amor do Senhor: Ele morreu em nosso lugar. Ele não ficou indiferente á nossa dor, mas a assumiu. Ele não ficou insensível ao nosso sofrimento, mas o tomou sobre si. Enquanto não percebermos isso, vamos ficar procurando Deus em mil e uma coisas e em uma infinidade de igrejas e religiões. Contudo, como cristão, tenho que afirmar: somente no Cristo crucificado eu encontro a revelação de Deus para a minha vida.

É claro que cremos no Deus vivo, no Cristo ressurreto. Cremos nAquele que venceu a morte e que zela pelo Seu povo. Mas não olhar para a cruz de Cristo e ver ali a forma como Deus se revelou, é ser adepto da teologia da glória que procura Deus em toda a parte, mas encontra, quando encontra, apenas pálidos vestígios do mesmo. O Deus revelado morreu na cruz por nós. Ali Ele revela a Sua face que é o mais puro amor.

A esse amor de Deus eu só posso responder com amor. Eu respondo a esse amor recebendo a Cristo que bate à minha porta, mostrando as mãos e o lado feridos na cruz do calvário. Receba a Jesus e tenha uma vida abençoada. Amém.

Pastor Telmo Noé Emerich - Publicado no Jornal Tribuna de Petrópolis.


Autor(a): Telmo Noé Emerich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8085
REDE DE RECURSOS
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br