Deus quer novo jeito de viver...

Senhas diárias

03/12/2021

SENHAS DIÁRIAS - 03.12.2021
Êxodo 9.34 – Quando o rei viu que tinha parado de chover e que não trovejava mais, nem caía chuva de pedra, ele tornou a pecar.
Romanos 2.4 – Você sabe muito bem que Deus é bom e que quer fazer com que você mude de vida.
O relato das 10 pragas que Deus jogou sobre o Egito é muito conhecido. Como num jogo de forças de meros mortais, Deus mostrou seu poder sobre a natureza e sobre tudo e todos diante do Faraó e do povo egípcio, bem como marcou claramente para Israel que Ele era o verdadeiro Deus. Com um propósito de tirar qualquer dúvida sobre quem tinha o poder, Senhor enviava uma praga e depois endurecia o coração do Faraó, o rei do Egito, para que outra praga fosse lançada. O propósito de Deus, segundo o relato bíblico, era fazer com que este faraó se desse conta de que seguia falsos deuses e que o verdadeiro Deus era Javé, o Senhor Deus de Israel. Segundo o relato bíblico Deus queria libertar seu povo e fazer com que os egípcios soubessem que não estavam lidando com um povo qualquer, mas com o povo do Senhor. Não fica claro se Deus queria a conversão do povo egípcio, mas fica claro que Ele queria mostrar quem era o Senhor. O faraó renovava suas forças após cada praga e voltava a tentar enfrentar a Javé com a teimosia de não libertar o povo do Senhor. Nisso também tinha a mão de Deus que, além do orgulho do faraó, endurecia seu coração para tentar mais uma vez e mais uma vez perceber o quanto era ínfimo diante de Javé. O faraó não aprendeu e acabou também com grande parte de seu exército por teimosia e não reconhecer ao Senhor como o Deus dos deuses, o Senhor dos senhores. Não havia um coração arrependido dentro do faraó.
O apóstolo Paulo tem quase a mesma experiência, guardadas as devidas proporções, que o faraó experimentou. Paulo era arrogante em sua fé israelita e entendia que estava fazendo o que era o mais certo diante de sua fé em Javé. O livro dos Atos nos relata que ele perseguia, prendia e mandava matar cristãos antes de sua conversão a Cristo. Na sua última viagem para perseguir a igreja de Cristo, ele experimentou as pragas sobre sua vida: foi surpreendido com a voz de Jesus, com a queda do cavalo e com a cegueira. Porém, diferente do faraó, ele reconheceu seu mau caminho e voltou-se para o Senhor Jesus, converteu-se, e entendeu que estava no lado equivocado da fé. A ação de Jesus em sua vida surtiu um efeito oposto ao produzido na vida do faraó. Isso redundou em grandes bênçãos para a caminhada do Evangelho ao longo dos anos seguintes, chegando até nossos dias. Paulo se tornou um dos mais ferrenhos, decididos e decisivos pregadores da fé cristã. Jesus apostou e não foi decepcionado. É isso que Paulo diz aos romanos: Deus é bom e quer o bem das pessoas, mesmo que muitas vezes a situação pareça horrível e contrária à razão da fé e do amor dele por nós. Jesus nos ama e quer nos dar um novo caminho, um caminho sob a mão do Senhor no qual há paz e bem. Ele quer pessoas renovadas pela conversão e com isso pessoas que traçam novos caminhos, caminhos que são até contrários aos que a sociedade impõe sobre elas. Recebamos a Cristo e renovemos nossa caminhada seguindo a Cristo Jesus em tudo o que fizermos. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 65465
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br